Viseu | Casa da Calçada reabre com a maior exposição de fotojornalismo do país

Viseu | Casa da Calçada reabre com a maior exposição de fotojornalismo do país

16/06/2020 0 Por Carlos Joaquim

Edifício histórico irá acolher exposição “PÚBLICO, 30 anos de fotografia”, na mesma data em que se assinala a inauguração da obra de requalificação.

A Casa da Calçada – uma das mais importantes casas senhoriais de Viseu, classificada como “imóvel de interesse público” – irá reabrir as suas portas esta sexta-feira, 19 de Junho, uma vez concluídas as obras da sua recuperação e reabilitação.

O evento de inauguração terá lugar pelas 17H30 e será transmitido em direto, através das redes sociais do Município de Viseu e do jornal PÚBLICO, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, do Vereador da Cultura e do Património, Jorge Sobrado, e do Diretor do jornal PÚBLICO, Manuel Carvalho.

A Casa da Calçada é um edifício patrimonial especialmente marcante no coração antigo de Viseu. Situado na Calçada da Vigia, artéria confinante com o adro da Sé, é datado do século XVIII e classificado como Imóvel de Interesse Público desde 2006. O imóvel é um dos grandes exemplares das casas senhoriais de Viseu, com características típicas da arquitetura civil setecentista e uma fachada especialmente imponente.  A sua reabilitação teve início no final do ano de 2014 e representa um investimento que ascende a meio milhão de euros.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, “esta reabertura tem um grande significado para Viseu. É um património do centro histórico que é devolvido à comunidade e um exemplo de uma filosofia de intervenção do lado da reabilitação e não da reconstrução. A identidade arquitetónica e histórica do edifício está intacta.”

A inauguração é assinalada com o acolhimento daquela que é a mais importante exposição de fotojornalismo em Portugal, em 2020, ano em que Viseu se elege como território e destino de fotografia e cinema.

Intitulada “PÚBLICO, 30 anos de fotografia”, a exposição revisita três décadas de trabalho de um dos meios de comunicação social mais marcantes sobre o Portugal pós-25 de Abril, apresentando imagens de alguns dos melhores fotojornalistas portugueses. A sua estreia nacional e residência em Viseu, até 21 de Setembro, conta com o patrocínio da VISEU MARCA e MOVECHO.

https://aveiro123.blogspot.com/2020/06/casa-da-calcada-reabre-com-maior.html