Reguengos de Monsaraz tem quatro candidaturas às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Reguengos de Monsaraz tem quatro candidaturas às 7 Maravilhas da Cultura Popular

30/04/2020 0 Por Carlos Joaquim
O concelho de Reguengos de Monsaraz tem quatro candidaturas às 7 Maravilhas da Cultura Popular. O Conselho Cientifico das 7 Maravilhas aceitou as candidaturas da Olaria de S. Pedro do Corval na categoria Artesanato, as Mantas de Reguengos na categoria Artefactos, a Rocha dos Namorados na categoria Rituais e Costumes e a Procissão do Senhor dos Passos na categoria Procissões e Romarias.
Este ano, os candidatos são votados por cada um dos 18 distritos e regiões autónomas em duas dezenas de programas na RTP. As candidaturas de Reguengos de Monsaraz serão votadas juntamente com mais seis candidatos do distrito de Évora em cada um das suas categorias para se apurarem para a semifinal do concurso.
O fabrico da manta alentejana nos teares manobrados pelas tecedeiras na centenária Fábrica Alentejana de Lanifícios, em Reguengos de Monsaraz, eterniza os padrões de origem árabe, reproduzindo as mais vivas cores dos campos primaveris da região. As peças de vestuário em pura lã de ovelha, bem como o capote, o pelico e os safões são a resposta eficaz do homem do campo à agressividade das gélidas madrugadas de inverno. As mantas alentejanas começaram por ser utilizadas pelos pastores para se protegerem do frio, mas hoje em dia são utilizadas como tapetes, cortinados, colchas e tapeçarias decorativas.