Espanha regista subida ligeira de número diário de mortes para 325
Espanha registou, nas últimas 24 horas, 325 mortes devido ao novo coronavírus, um aumento em relação às 301 de terça-feira, havendo até agora um total de 24.275 óbitos, segundo as autoridades sanitárias do país.
De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, há 2.144 novos casos positivos, elevando para 212.917 o total de infetados confirmados pelo teste PCR, o mais fiável na deteção do vírus.
Os números diários indicam ainda que, nas últimas 24 horas, há 6.399 pessoas curadas depois de terem contraído a doença, sendo o total de 108.947 desde o início da pandemia.
As autoridades registam ainda um grande aumento da diferença entre os doentes curados nas últimas 24 horas (6.399) e os novos casos positivos (2.144).
O Governo espanhol definiu uma fase de transição até finais de junho com o desmantelamento “gradual, assimétrico, coordenado e adaptável” das medidas de confinamento até que todo o país possa entrar numa “nova normalidade” em que se espera que a pandemia de covid-19 esteja controlada.
Madrid aprovou na terça-feira o “Plano de Transição para uma Nova Normalidade” que começou no último domingo com quatro etapas que vão durar cada uma delas cerca de duas semanas para chegar a um total de oito.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, também revelou que tenciona propor um novo prolongamento de duas semanas do estado de emergência iniciado em 15 de março e que, depois de várias prorrogações, está em vigor até 09 de maio.
As crianças até aos catorze anos de idade foram autorizadas, a partir de domingo passado, a sair à rua durante uma hora por dia, das 09:00 às 21:00, acompanhadas por um adulto, até a um quilómetro das suas casas, podendo levar brinquedos consigo, embora tenham de se manter afastadas de outros menores.