“Em maio, portugueses vão começar a habituar-se a conviverem com um vírus que foi vencido”

“Em maio, portugueses vão começar a habituar-se a conviverem com um vírus que foi vencido”

15/04/2020 0 Por Carlos Joaquim

Marcelo Rebelo de Sousa lembra que é preciso “ganhar em abril o mês de maio” e admite que tudo se encaminha para uma renovação imediata do estado de emergência.

O Presidente da República acredita que, se abril correr até ao fim como é esperado, “em maio, os portugueses vão começar a habituar-se a conviverem com um vírus que foi vencido no risco que representava – um risco gravíssimo – e passa a ser algo do dia-a-dia”.
Marcelo Rebelo de Sousa explica, após a reunião semanal com o Infarmed, que abril permite “olhar para maio como um mês já diferente, já de transição progressiva – olhando para vários setores, áreas e realidades da sociedade – preside a isso uma ideia de esperança mas também de realidade”.
A retoma da vida social e económica será “progressiva”. “Abril está e vai correr bem e maio vai ser progressivamente diferente”, sustenta o Presidente da República.
Para que tal aconteça, Marcelo lembra que “é preciso ganhar em abril o mês de maio”, isto é, “o sucesso está no comportamento dos portugueses”.
O chefe de Estado adianta que, tal como tinha afirmado há uma semana António Costa, “começa a ver-se a luz no fim do túnel” e elogia o diálogo “muito positivo” entre especialistas, cientistas e decisores.