Covid-19: Testes retomados em lares de Aveiro e Murtosa no dia que registou mais oito óbitos

Covid-19: Testes retomados em lares de Aveiro e Murtosa no dia que registou mais oito óbitos

09/04/2020 0 Por Carlos Joaquim
Utentes e funcionários dos lares do Centro Social Santa Joana Princesa e da ASAS, na freguesia de Santa Joana, concelho de Aveiro, foram submetidos, esta quarta-feira, aos testes de despistagem de Covid-19 que chegaram a estar previstos para o início da semana, confirmou o presidente da Câmara local, Ribau Esteves.
Só a chegada de material necessário, incluindo dois mil kit’s de rastreio, durante esta terça-feira, permitiu aos profissionais de saúde avançarem para a recolha das amostras para os 75 testes, aguardando-se pelos resultados, que devem ser conhecidos até ao final da semana.
Os dois mil testes disponibilizados pelo Ministério da Saúde, a avaliar pelas requisições feitas pela autoridade de saúde conhecidas pela autarquia aveirenses, esgotar-se-ão em oito dias
Segundo informação do Agrupamento de Centros de Saúde de Aveiro (ACeS), já na terça-feira realizaram-se 27 testes no lar de Santa Joana. Ainda na mesma freguesia de Aveiro, seguiram-se 30 utentes e cinco profissionais do lar de ASAS Santa Joana.
Pela região, foram realizados 63 testes a profissionais e utentes do lar do Centro Paroquial de Avanca, em Estarreja.
Para esta quinta-feira, o calendário prevê deslocações ao lar da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa (11 profissionais) e às Residências Autónomas da Quinta da Pinheira (14 utentes), também no mesmo concelho.
O ACeS pretende fazer mais rastreios, ainda a agendar, para “garantir que as populações com risco de exposição a corona-vírus sejam testadas e tratadas”.
No ponto de situação do ACeS do Baixo Vouga de quarta-feira ao final da tarde estavam dados como confirmados 1031 infetados (mais 50), dos quais 81 profissionais de saúde.
56 óbitos no relatório alusivo à ACeS do Baixo Vouga (11 concelhos)