Covid-19. Nas últimas 24 horas foram registados oito novos casos suspeitos em Portugal

Covid-19. Nas últimas 24 horas foram registados oito novos casos suspeitos em Portugal

27/02/2020 0 Por Carlos Joaquim
Os novos casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) registados nas últimas 24 horas dizem respeito a cidadãos provenientes do norte de Itália. Número total de casos suspeitos continua a aumentar, mas sem que ainda se tenha verificado qualquer resultado positivo em Portugal. Segundo a DGS, o risco para a saúde pública em Portugal é considerado moderado a elevado.
Numa nota enviada às redações, a Direção-Geral da Saúde informa que nas últimas 24 horas foram registados mais oito casos supeitos, cinco no Hospital de São João, no Porto, dois no Hospital
Curry Cabral e um no Hospital Dona Estefânia, ambos em Lisboa.
Os novos casos assinalados dizem respeito a oito cidadãos provenientes do norte de Itália, seis mulheres, dois homens e duas crianças.
Atualmente, Portugal regista 25 casos suspeitos, incluindo já os casos das últimas 24 horas que estão a aguardar resultados ao teste do novo coronavírus, sendo que até ao momento ainda não se registou qualquer caso positivo.
De acordo com a DGS, o risco para a saúde pública em Portugal é considerado moderado a
elevado.
O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de pelo menos 2.763 mortos e cerca de 81 mil infetados, de acordo com dados reportados por mais de 40 países e territórios.
Além de 2.717 mortos na China, onde o surto começou no final do ano passado, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França e Taiwan.
A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública de âmbito internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.
Em Itália, o país com mais casos na Europa, foram registados 374 casos de infeção e 12 mortes, segundo o balanço atualizado divulgado esta quarta-feira, 26 de fevereiro, pelo Serviço de Proteção Civil.
Uma série de falhas num hospital favoreceu a disseminação do novo coronavírus em Itália, cujo surto afeta as regiões de Lombardia (cuja capital é Milão), Véneto (Veneza), Emilia Romanha (Bolonha), Piemonte (Turim) e Lácio (Roma), na Sicília (Palermo), e Toscana (Florença).
O SAPO24 falou com portugueses e italianos nas zonas afetadas, cujo testemunho pode ler aqui. Apesar do surto, todos os países vizinhos da Itália comprometeram-se a manter as suas fronteiras abertas.