Projeto de investigação decorre nas escolas do Concelho de Águeda

Projeto de investigação decorre nas escolas do Concelho de Águeda

14 de Fevereiro, 2020 0 Por Carlos Joaquim
A decorrer nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e ATL’s do Concelho de Águeda, tem a duração de 12 semanas e pretende promover a saúde das crianças e o gosto pelo desporto
A Câmara Municipal de Águeda, no âmbito do lema “Desporto é vida”, apoia um projeto de investigação que combina o futebol e a nutrição, tendo por objetivo a promoção da saúde de crianças do Ensino Básico (EB).
Designada de “Futebol e Nutrição para a saúde” e desenvolvida pela nutricionista Micaela Morgado, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, a investigação está a decorrer nas escolas de 1.º Ciclo do EB e ATL’s do Concelho de Águeda.
Edson Santos, Vice-Presidente do Município com o pelouro do Desporto, frisa que apoiar este tipo de iniciativas é relevante na medida em que “estes estudos podem ajudar-nos a definir novos caminhos e a tomar medidas mais direcionadas aos objetivos de termos uma população mais ativa e com hábitos mais saudáveis”.
A EB Prof. Artur Nunes Vidal, em Fermentelos, é uma das escolas envolvidas na iniciativa, onde é praticado futebol de um modo recreativo duas vezes por semana e ministrada uma aula nutricional uma vez por semana. “De uma forma divertida, ensinamos alguns conceitos de como se alimentarem mais saudavelmente”, explicou Micaela Morgado, a investigadora responsável, salientando que, “em jeito de brincadeira, arranjam-se algumas estratégias para passar a mensagem” para que os pais tenham um maior cuidado com a alimentação.