NOVOS CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO PARA REABILITAÇÃO DA RUA DO GRAVITO E DA RUA DO CARMO

NOVOS CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO PARA REABILITAÇÃO DA RUA DO GRAVITO E DA RUA DO CARMO

14 de Fevereiro, 2020 0 Por Carlos Joaquim
Decorrem a bom ritmo os trabalhos de reabilitação da Rua do Gravito e da Rua do Carmo, com o início de uma nova fase a obrigar a condicionamentos de trânsito a partir de segunda-feira, dia 17 de fevereiro e pelo período previsto de dois meses.
Trata-se da continuação dos trabalhos no último troço da Rua do Gravito e respetivo encontro com a Rua do Carril com corte da circulação viária. Assim, deixará de ser possível a circulação na Rua do Carmo no troço de sentido único, compreendido entre a Rua do Carril e a Rua do Eng.º Oudinot. Por forma a garantir o acesso dos moradores à Rua do Carmo e enquanto a obra não avançar para este arruamento, será permitida a sua entrada e saída (ver mapa em anexo).
A empreitada, em execução pela empresa Ângulo Recto, representa um investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no valor de 516.389,81€ (+IVA) e é parte integrante do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro/PEDUCA, cofinanciado pelos Fundos Comunitários do Centro 2020.
Durante cada uma das fases de obra existirão condicionamentos de trânsito associados aos trabalhos, a CMA solicita a compreensão e colaboração de todos na boa gestão da operação, em particular no que respeita aos constrangimentos ao nível da circulação viária.
II – ENCONTRO CIDADES CENCYL EM AVEIRO DESTACA OS MUSEUS E A VALORIZAÇÃO TERRITORIAL
A Câmara Municipal de Aveiro irá promover no dia 19 de fevereiro, quarta-feira, das 9h00 às 13h00, o Encontro das Cidades Cencyl, no Museu de Aveiro / Santa Joana.
Num momento em que se redefine o conceito de museu para que continue a refletir a sociedade, a evolução e as mudanças que nesta se registam, abordar as dinâmicas e impactos dos museus da rede Cencyl+ aporta grande interesse e suscita um conjunto de questões que se pretende que venham a ser ponto de partida para um estreitar da cooperação entre as cidades do projeto na vertente museológica.
Entre as temáticas e interrogações a que o encontro procurará encontrar resposta, destacam-se as seguintes: Quem visita o museu, porque vem, o que procura?; O que fazem os museus, que oferta cultural proporcionam e a que estratégias recorrem para cativar e fidelizar os públicos?; Que impacto têm na comunidade e na vida económica e social da cidade?; Como contribuem para o desenvolvimento, inovação e sustentabilidade local?; Como cooperam e se articulam com outros museus para potenciar recursos e resultados?
Estas são algumas das questões passíveis de aflorar partindo da experiencia e das boas-práticas em museus da rede Cencyl+.
Os Museus têm um papel relevante na comunidade, não apenas pela sua missão cultural e de reforço de identidade e da memória coletiva, mas de modo crescente pelo seu impacto socioeconómico, o que faz deles fatores de desenvolvimento local e de afirmação do posicionamento do lugar. Assumem-se como verdadeiros ativos nas dinâmicas e na valorização do território.
A Rede de Cidades Cencyl é um projeto apoiado pela União Europeia e junta as cidades do Centro de Portugal e de Castela e Leão próximas do eixo rodoviário E-80 (A 25-A62), nomeadamente Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Viseu, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid.
Podem ser obtidas mais informações no Museu da Cidade através do número de telefone 234 406 485 ou email museucidade@cm-aveiro.pt