Carnaval de Ovar 2020

Carnaval de Ovar 2020

09/02/2020 0 Por Carlos Joaquim

Carnaval de Ovar 2020

 

Carnaval para Todos

O Carnaval de Ovar teve a sua grandiosa abertura, no passado sábado, com um desfile de rua e um espetáculo com o Monobloco e 100 ritmistas que se associaram a esta iniciativa. Este foi apenas o mote para a grande festa carnavalesca, uma vez que, até 25 de fevereiro, o Carnaval de Ovar 2020 prossegue com uma programação animada, diferenciadora, diversificada, e dirigida para todos os públicos, da qual se destacam o desfile da Chegada do Rei, o Carnaval Sénior, o Carnaval das Crianças, o Baile de Máscaras, a Noite da Farrapada, a Grande Noite Mágica, a Grande Noite de Reis, a Noite Dominó, os vários concertos do Espaço Folião/UNU e, obviamente, o Desfile Noturno das Escolas de Samba e os Grande Corsos Carnavalescos de domingo e terça-feira. A merecer destaque ainda as Visitas Guiadas à Aldeia do Carnaval, algumas dirigidas a cegos e outras a surdos, os programas turísticos a todos os que visitam Ovar nesta altura e a escultura em chocolate do Cristiano Ronaldo.

Consulte o programa em https://issuu.com/cmovar/docs/programa_carnaval_2020

Desfile da Chegada do Rei | 09 fev

Sua Alteza El-Rei Ti Américo – O Guardião e Sua Alteza A Rainha D. Esmeralda – A Associativa serão entronizados no dia 09 de fevereiro, a partir das 15 horas, através do habitual desfile da Chegada do Rei e das Piadas Coletivas, no centro da cidade de Ovar (Avenida Sá Carneiro – Rua de Timor – Praça da República), e durante todo o período carnavalesco serão figura de destaque nos vários eventos programados, a par de uma agenda própria, que promete levar a folia e a alegria a outros espaços e iniciativas.

A escolha do Rei e da Rainha do Carnaval de Ovar representa, como habitualmente, uma homenagem a cidadãos do concelho que se destacam pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval de Ovar.

Carnaval Sénior | 13 fev

No dia 13 de fevereiro, decorre a 15ª edição do Carnaval Sénior, pelas 14h00, no Espaço Folião, envolvendo mais de 560 seniores de várias instituições da região.

A festa dedicada aos seniores será animada por Bruno Cordeiro, tratando-se de uma iniciativa que promete animar a população sénior do concelho e da região, provando que o Carnaval não tem idade.

Baile de Máscaras | 15 fev

Da tradição carnavalesca em Ovar, os Bailes de Carnaval foram, até aos anos 80 do século passado, um ex-libris da Cidade. Recuperando essa tradição, a Câmara Municipal de Ovar vai realizar a sexta edição do Baile de Máscaras, que terá lugar no Bar do Centro de Arte de Ovar e que será animado pela Sérgio Nunes & Banda, que apresentará os melhores temas de sempre associados ao Carnaval

Mais de 2400 alunos no Carnaval das Crianças | 16 fev 

No dia 16 de fevereiro, domingo, a partir das 14h30, decorre um dos momentos altos do Carnaval de Ovar, o desfile das crianças no centro da cidade de Ovar, que conta com crianças de todas as freguesias do concelho. Assim, mais de 2400 crianças de 28 escolas e instituições do concelho vão demonstrar como se brinca ao carnaval, com um espetáculo cheio de vitamina da alegria, prometendo trazer milhares de visitantes ao centro da cidade da folia. O Carnaval das Crianças tem vindo, anualmente, a crescer em número de crianças e entidades, havendo um envolvimento cada vez maior entre a comunidade educativa e o carnaval.

Espaço Folião/UNU | 14 a 25 fev

alcione

O Espaço Folião é já uma marca do Carnaval de Ovar, reconhecido pela apresentação dos melhores concertos carnavalescos. 2020 não foge à regra, apresentando uma programação de luxo e tendo como cabeça de cartaz a brasileira Alcione, no dia 15 fevereiro. Anselmo Ralph, 22 de fevereiro; Waze e Supa Squad , 23 de fevereiro, e Karetus, 24 de fevereiro, são os outros cabeças de cartaz.

O Espaço Folião/UNU recebe ainda a apresentação dos Sambas Enredo – 14 fevereiro; a Noite Dominó com o indispensável Quim Barreiros – 20 fevereiro; Toy – 21 fevereiro; Out Of The Box, DJ Mark Villard, Twin Beats, Los Bandidos, Dumore, e a Festa de Encerramento.

Noite da Farrapada | 21 fev 

farrapada 2020

O desfile mais divertido e espontâneo do Carnaval de Ovar está de regresso para a 5ª edição. Dia 21 de fevereiro, a partir das 22 horas, a Noite da Farrapada vai animar as ruas de Ovar.  Individualmente ou em grupo, a Noite da Farrapada proporciona a todos, sem exceção, a oportunidade de fazer parte do melhor Carnaval do país, num desfile espontâneo e divertido onde a animação e a alegria são as únicas regras e que culminará com o concerto de “Toy”, no Espaço Folião/UNU. Os primeiros 1000 participantes inscritos, através de farrapada@cm-ovar.pt ou no Centro de Arte de Ovar, têm direito a um brinde surpresa.

Grande Noite Mágica e Sábado de Carnaval

Anualmente, milhares de pessoas, mascaradas ou não, rumam a Ovar na segunda-feira de Carnaval para a denominada Grande Noite Mágica, um evento no centro da cidade de Ovar com inúmeros pontos de animação para diferentes públicos.

Pela primeira vez, a Grande Noite Mágica será paga, tendo o custo de 1 euro para quem adquirir a pulseira até 17 de fevereiro e de 3 euros para quem adquirir no próprio dia. A segurança do recinto será reforçada e disponibilizará um conjunto de espaços de animação, entre os quais, a Praça da República com o DJ Pette , DJ’s Echo Sound e Vitor Oliveira & MC 2D, o Parque Júlio Dinis com animação com DJ Nightboy e DJ John Santo, a Praça das Galinhas com P* da Loucura e DJ Out The Box, o Chafariz do Neptuno com o DJ Johnny Light, o Jardim do Cáster com NTB e DJ Mark Villard, o Mercado Municipal com a Banda Bailando e o Dj Sardinha.

No sábado de Carnaval, e pretendendo potenciar a animação e a procura do centro da cidade, após o Desfile Noturno das Escolas de Samba, haverá animação com Forrobodó no Parque Júlio Dinis; os vareiros Identidade Dupla e Vacaciones animarão a Praça das Galinhas, e no Chafariz do Neptuno, Rui Marques e The Fucking Bastards são os artistas de serviço.

Grandes Corsos Carnavalescos

Os dias 23 e 25 de fevereiro são a apoteose do Carnaval de Ovar, com os Grandes Corsos Carnavalescos que invadem a Avenida Sá Carneiro, atraindo milhares de pessoas. São cerca de 2000 figurantes, provenientes de 14 Grupos Carnavalescos, seis Grupos de Passerelle e quatro Escolas de Samba que anualmente escolhem um tema para o Grupo e, posteriormente, surge um trabalho de criatividade e inovação.

De sublinhar que, ao longo dos últimos anos, a Câmara de Ovar tem vindo a implementar novidades e melhorias nos corsos, quer para os participantes, quer para o público, com destaque para os camarotes com catering, os estrados desnivelados para peão – que melhoram as condições de comodidade aos que adquirem bilhete de peão (este ano de ambos os lados do desfile), as normas de desfile que melhoraram a fluidez do desfile e consequentemente incrementaram a qualidade dos corsos carnavalescos. De sublinhar ainda que, este ano, serão implementadas medidas que facilitam e melhoram a acessibilidade da entrada do público no início dos corsos.

Carnaval de Ovar com Programas Inclusivos e Turísticos

Usufruindo das dinâmicas criadas durante o período de Carnaval, a Câmara Municipal de Ovar delineou programas turísticos para os fins-de-semana que antecedem o dia de Carnaval – 07,08 e 09 fevereiro; 14, 15 e 16 de fevereiro; 21, 22 e 23 de fevereiro. “Visite Ovar na Época Carnavalesca” é o convite dirigido a todos os foliões, visitantes e turistas que se deslocam ao concelho durante este mês.

O programa do evento é complementado por um conjunto de atividades de interesse turístico, sendo promovida a descoberta do território e de algumas das suas principais atrações. Aqui, as potencialidades naturais, culturais e gastronómicas são realidades que se cruzam, onde temas como o azulejo, o Pão-de-Ló de Ovar, a Tanoaria e os Museus são explorados.

A descoberta dos bastidores desta grande festa, Visitas Guiadas à Aldeia do Carnaval, é uma atividade que continuará a fazer parte do programa face ao sucesso registado em anos anteriores. As visitas guiadas decorrerão nos dias 08, 14, 15, 19, 21 e 22 de fevereiro e, este ano apresentam uma novidade, havendo visitas com recurso a linguagem gestual e uma visita guiada para cegos que culmina com uma oficina de percussão. Trata-se de um Carnaval mais inclusivo, uma Festa que é de todos e para Todos.

Destaque ainda para a dinamização de uma oficina de construção de adereços carnavalescos para a Noite da Farrapada e que decorrerá ao longo do dia 21 de fevereiro.

As inscrições devem ser efetuadas através do email turismo@cm-ovar.pt ou dos telefones +351 256 509 153 e +351 930 409 207.

Posto de Informação do Carnaval acolhe escultura de chocolate do Cristiano Ronaldo

Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, o Posto de Informação do Carnaval de Ovar vai ter em exposição uma escultura de chocolate do Cristiano Ronaldo, da autoria do chocolatier vareiro Jorge Cardoso.

O galardoado chefe chocolateiro, residente na Suíça, esculpiu um Cristiano Ronaldo com dois metros de altura e 120 kg de chocolate, que faz questão de expor na sua terra natal, neste período carnavalesco.

O Posto de Informação do Carnaval de Ovar é um espaço de informação e divulgação da maior festa do Concelho, no qual se disponibiliza para venda um conjunto de merchandising (sweat’s, t-shirt’s, crachás, fitas, copos e o Livro do Carnaval de Ovar, da autoria de Guilherme Terra e Jorge Almeida de Pinho). Funciona no centro da Cidade, no Largo da Família Soares Pinto (Chafariz do Neptuno), até 25 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 14 às 19 horas, e aos sábados, das 15 às 17 horas. Funcionará ainda no domingo e terça-feira de Carnaval (23 e 25 fevereiro), entre as 10 e as 13 horas.

Bilhetes

Os bilhetes para bancada e camarotes do desfile das Escolas de Samba e dos Grande Corsos de Domingo e Terça-feira gorda, bem como as pulseiras para o Espaço Folião, estão à venda no Centro de Arte de Ovar.

Nos dias de desfile, os bilhetes estarão à venda nas bilheteiras junto ao percurso e as pulseiras ou bilhete diário para o Espaço Folião podem igualmente ser adquiridas no próprio dia, na bilheteira daquele espaço.

Preçário

Bancada para desfile das Escolas de Samba – 5€

Bancada para desfile do Grande Corso de domingo – 13€

Bancada para desfile do Grande Corso de terça-feira – 11€

Peão – 7€

Espaço Folião – 15€/pulseira com direito a entrada nos dias 15, 22, 23 e 24 de fevereiro, podendo ainda ser adquirido bilhete diário pelo valor de 7,5€.  Nos restantes dias o acesso é gratuito.

Grande Noite Mágica – 1€ até 17 de fevereiro e 3€ no próprio dia.

Centro de Arte de Ovar

Até 21 de fevereiro

Rua Arq. Januário Godinho | 3880-152 Ovar | T. +351 256 509 160 | E. caovar@cm-ovar.pt

Horário: de segunda a sexta-feira, das 14 às 19 horas, e aos sábados, das 10h30 às 12h30 e das 15h00 às 17h00

A partir de 22 de fevereiro, os bilhetes e pulseiras estarão à venda nas bilheteiras dos respetivos espaços.

http://aveiro123.blogspot.com/2020/02/carnaval-de-ovar-2020.html