Último troço da Rede Ciclável Urbana de Cantanhede está em construção
A construção da Rede Ciclável Urbana de Cantanhede foi retomada no troço compreendido entre a Rua dos Bombeiros Voluntários e a zona escolar, designadamente na Rua Dr. Lino Cardoso. O traçado tem continuidade em alguns dos percursos do Parque Verde de S. Mateus já dimensionados para o efeito, estendendo-se ao longo da envolvente do Parque Municipal de Ténis e das Piscinas Municipais, local onde se reparte em dois trajetos, um que termina na proximidade da Rotunda dos Lions, outro que irá prolongar-se até ao tribunal junto ao designado Caminho das Oliveiras.
É assim que, para concluir a execução do pavimento, falta apenas aplicar tapete num pequeno troço da Rua João de Ruão, nas imediações da Zona Industrial, seguindo-se depois os trabalhos de pintura e a colocação de sinalética vertical e horizontal, para que a empreitada seja encerrada.
Adjudicada pela Câmara Municipal por 460.058 euros, a Rede Ciclável Urbana de Cantanhede tem uma extensão de 7,5 Km, tendo sido concebida para gerar fluxos de mobilidade em bicicleta no núcleo urbano da cidade e deste para áreas que registam maior afluência diária de residentes, designadamente através das ligações à zona da Escola Secundária Lima de Faria, EB 2,3 Marquês de Marialva e Centro Escolar, bem como a vários locais do forte polo empregador centrado na zona industrial e Biocant Park.
Trata-se de um investimento estruturante inscrito no PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Cantanhede, no âmbito do qual conta com uma comparticipação comunitária de 85% dos custos elegíveis, nos termos da candidatura aprovada para o efeito pelo Portugal 2020. O projeto contempla, numa fase posterior, mais cerca de 5 Km de ciclovia, perspetivando-se ainda, a médio prazo, a possibilidade de a estender a outros lugares.
