Fundação Serralves preserva espaços verdes urbanos

Fundação Serralves preserva espaços verdes urbanos

22/01/2020 0 Por Carlos Joaquim
Até ao dia 24 de janeiro, a Alameda Dom Afonso Henriques estará interdita à circulação de viaturas, uma vez que estão a decorrer trabalhos de limpeza e poda de árvores no local.
A intervenção tem como objetivo manter as espécies saudáveis e, assim, preservar uma das zonas arboríferas da vila mais icónicas, ainda que a operação se estenda a outras zonas da vila com espécies a necessitar de manutenção.
No total serão intervencionados a dezanove plátanos, uma tília, um castanheiro da india, um carvalho americano e uma casuarina equisetifolia. Os trabalhos consistem no arejamento das copas, na remoção de ramos mortos, na redução de ramos com excessos de carga e na eliminação de ramos com presença de apodrecimento. Os trabalhos terão o acompanhamento técnico da Fundação de Serralves, da qual o município de Porto de Mós é parceiro.
Para além da preservação e sustentabilidade ambiental que está na génese desta operação, há também uma preocupação por parte da câmara municipal com a segurança das viaturas e peões que frequentam o local.