Município de Leiria atribuiu 1,3 milhões de euros a IPSS em 2019

Município de Leiria atribuiu 1,3 milhões de euros a IPSS em 2019

15/01/2020 0 Por Carlos Joaquim
O Município de Leiria atribuiu, em 2019, 1,3 milhões de euros em apoios às Associações e Instituições Particulares de Solidariedade Social, que desenvolvem atividades em várias áreas, nomeadamente infância, deficiência e idosos.
Entre as verbas atribuídas, através do Pró-Leiria – Regulamento de Atribuição de Auxílios, destacam-se programas como o classes de mobilidade, hipoterapia, apoios para rendas de instalações, projetos de inclusão social, apoios para viaturas e obras de reabilitação de habitações para famílias em situação de vulnerabilidade.
Por outro lado, enquanto promotora do desenvolvimento social do concelho, a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver programas de atuação no âmbito da prevenção e diminuição de situações de pobreza, em consonância com as necessidades sentidas da Rede Social.
Neste caso destacam-se o Programa de Comparticipação em Medicamentos, Programa de Comparticipação ao Arrendamento, o Programa Creche para Todos e Programa 10.000 Vidas (Teleassistência).
No que diz respeito ao Programa de Comparticipação em Medicamentos, no ano de 2019 foram abrangidos 790 beneficiários, num total de 420 agregados familiares, sendo que a tipologia familiar prevalente são pessoas isoladas. Foi despendido um valor de 80.000,00€.