Nisa com dinâmica dádiva de sangue 2020

Nisa com dinâmica dádiva de sangue 2020

11/01/2020 0 Por Carlos Joaquim
Uma manhã bem animada, com movimento q. b. e boa disposição. Assim se pode dizer da primeira colheita vinte vinte da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP). Nisa teve a primazia de ser palco desta dádiva, nas instalações do centro de saúde – um edifício já com 60 anos e repleto de recantos muito curiosos. Por exemplo, na cozinha antiga a associação colocou à disposição dos presentes um saboroso e elogiado bolo rei. Quanto ao novo centro de saúde cresce a olhos vistos, ali ao lado, e pode ser que em 2021 albergue já as recolhas de sangue.
Inscreveram-se em Nisa 34 voluntários, com realce para as 19 presenças do sexo feminino (55,9 %) que esteve em maioria.
As unidades de sangue total angariadas foram 31, já que nem todos puderam concretizar o enorme gesto que os levou ali naquela manhã fria e solarenga. Mas as colheitas são sempre precedidas de avaliação clínica para segurança de dadores e recetores.
Doaram sangue pela primeira vez três pessoas, entre elas duas jovens. Um dos presentes ficou a constar do Registo Português de Dadores de Medula Óssea – a maioria dos dadores já o integram.
Os incondicionais dadores, pessoal do serviço de Imunohematologia do hospital de Portalegre e membros da ADBSP convergiram para um restaurante local onde foi servido o almoço convívio. Este contou com o apoio da Câmara Municipal de Nisa.
Em janeiro
O calendário inicial das colheitas da Associação para 2020 sofreu algumas alterações, pormenor a que a ADBSP é alheia.
Das 09:00 h às 13:00 horas de sábados são quando se realizam as nossas brigadas. Em janeiro iremos estar nos bombeiros de Avis, dia 18, e no centro saúde de Castelo de Vide, sábado 25.

https://aveiro123.blogspot.com/2020/01/nisa-com-dinamica-dadiva-de-sangue-2020.html

Enviado por José Rui Marmelo Rabaça