Aveiro Urban Challenges soluciona 5 desafios do Município

Aveiro Urban Challenges soluciona 5 desafios do Município

06/01/2020 0 Por Carlos Joaquim

Realidade aumentada para manutenção de equipamentos e redes de distribuição de água, novas soluções para Smart Grids, bicicletas a hidrogénio, uma ferramenta para gerir transportes públicos e soluções de base tecnológica para a recolha seletiva de biorresíduos. São estes os resultados esperados no desafio Aveiro Urban Challenges que tem candidaturas abertas até 31 de janeiro. Os cinco projetos vencedores receberão um prémio de 20.000€, cada um, para continuarem a ser desenvolvidos.

Assim, a Câmara Municipal de Aveiro em conjunto com a rede de parceiros que apoia todo o projeto Aveiro Tech City, vai debruçar-se sobre os problemas contemporâneos que afetam a cidade de Aveiro.

Destinado a startups, scaleups e instituições de I&D, a 1ª edição do Aveiro Urban Challenges pretende premiar as melhores ideias e soluções destinadas à resolução de desafios urbanos na área do ambiente, energia e mobilidade. Organizado em parceria com a Beta-i, empresa de referência em programas de aceleração e mentoria, o Município de Aveiro irá escolher os cinco finalistas que, para além de passarem por uma fase de desenvolvimento e testes, também terão acesso a workshops de capacitação e a uma rede de mentores entre os diferentes stakeholders, disponíveis para dar apoio aos projetos no decorrer de todo o programa.

image004 (1).png

Conheça os desafios

Os desafios apresentados no âmbito do Aveiro Urban Challenges serão propostos pelas entidades parceiras – AdRa (Águas da Região de Aveiro); EDP; Galp Gás Natural Distribuição; e Veolia.

AdRA propõe o desenvolvimento de um sistema de realidade aumentada que permita a manutenção dos seus equipamentos e redes.

EDP reforça a necessidade de adoção de estratégias inovadoras e de tecnologias disruptivas na gestão da rede de distribuição. O desafio passa por encontrar novas soluções para as Smart Grids que irão desde a criação de planos de desenvolvimento estratégico para infraestruturas e arquitetura de redes inovadoras, até à disponibilização de funcionalidades específicas.

Mais em https://aveiro123.blogspot.com/2020/01/aveiro-urban-challenges-soluciona-5.html