Porque hoje é … Domingo | Imagens mais importantes do que o texto

Porque hoje é … Domingo | Imagens mais importantes do que o texto

05/01/2020 0 Por Carlos Joaquim
«Se a velha sociedade fosse um corpo inteligente já devia ter caído por si em homenagem à razão, não é inteligente; é de pedra. Só cairá quando a deitarem abaixo a tiros de artilharia» escreveu João Chagas.
Aos domingos gosto de sair com a máquina fotográfica, despreocupadamente, e registar algumas imagens que na minha opinião são dignas de as dar a conhecer aos leitores do Litoral Centro neste Espaço «Porque hoje é… Domingo».
Encontramos muitas frases escritas pelas paredes dos prédios, também em muros, em viadutos, túneis, enfim, em diversos locais da cidade, sendo que algumas nos chamam a atenção, e convém pensar no que cada uma nos transmite.
Esta em particular, coloca-nos perante uma séria interrogação. O que é que cada um de nós sente? Como avaliamos a cidade de Aveiro, onde supostamente vivemos? Quem sai de casa com o propósito de observar as ruas? As suas habitações? Seu estado de conservação? Os prédios em estado de degradação? As ruas com buracos? Os passeios desnivelados sem condições para as pessoas idosas e as que se deslocam em cadeiras de rodas? Não esquecendo as passadeiras para os peões…
Na imagem temos o Estabelecimento Prisional de Aveiro, localizado na  rua Calouste Gulbenkian, 118, junto à antiga Moagem Germen, hoje Centro da Ciência Viva.
Ao passar por este local, perto das 8 horas, já se encontravam alguns familiares dos reclusos a aguardar à porta para os visitar. O que é que senti? Senti-me invadido por um sentimento estranho, confuso, porque afinal, na cadeia e no hospital todos temos uma cama para ocupar quando menos esperamos.