Évora ! REMODELAÇÃO DAS PISCINAS MUNICIPAIS VAI PERMITIR REDUÇÃO DE 16 M3/HORA NO CONSUMO DE ÁGUA

Évora ! REMODELAÇÃO DAS PISCINAS MUNICIPAIS VAI PERMITIR REDUÇÃO DE 16 M3/HORA NO CONSUMO DE ÁGUA

11/12/2019 0 Por Carlos Joaquim
Na passada segunda-feira, dia 9, o Presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá, e a Vereadora responsável pelo Pelouro da Juventude e Desporto, Sara Dimas Fernandes, visitaram as obras de requalificação das Piscinas Municipais. No local, os eleitos tiveram oportunidade de observar o decurso dos trabalhos que têm estado a realizar-se em todo o complexo, com destaque para a implementação de novas técnicas que irão permitir o reaproveitamento da água utilizada nos tanques de natação.
Depois de recentemente terem beneficiado de obras de requalificação os balneários, a piscina coberta e os chapinheiros das crianças, é agora a ocasião para concretizar duas intervenções de fundo que irão tornar o Parque Municipal de Piscinas mais seguro, moderno, funcional, e sobretudo amigo do ambiente.
Está a ser construído um sistema de reaproveitamento da água utilizada nos tanques ao ar livre: a água das piscinas, em permanente circulação, é conduzida por gravidade para um tanque de compensação com capacidade superior a 500m3. Posteriormente será encaminhada para o sistema de filtragem de forma a poder ser reutilizada nos tanques de natação. O sistema agora em construção irá trazer às piscinas de Évora as melhores e mais modernas condições de higiene e salubridade, mas sobretudo irá permitir uma poupança de 40.000 m3 de água durante os meses de funcionamento no verão. Importa referir que a remodelação da piscina coberta, concluída recentemente, tem registado uma redução efetiva de 15.000 €/ano de despesa no consumo energético e cerca de 1.500 m3/mês de redução no consumo de água. As obras de requalificação executadas nos chapinheiros permitiram também uma redução no consumo de água, neste caso de cerca de 5.000 m3 por época balnear.