Livros | Biblioteca de Leiria recebe apresentação de livro de Paulo Costa e exposição de Hirondino Pedro

Livros | Biblioteca de Leiria recebe apresentação de livro de Paulo Costa e exposição de Hirondino Pedro

26 de Novembro, 2019 0 Por Carlos Joaquim
O livro “Se um Dia Voltares”, de Paulo Costa,  que conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, será apresentado sábado, dia 30 de novembro, pelas 16:00, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, numa sessão em que será inaugurada a Exposição homónima da autoria de Hirondino Pedro.
 Esta apresentação contará com a presença de Paulo Kellerman, Clara Leão e Paulo Fuentez. Do programa consta um momento musical com a participação da “CASA-NAU”, com os músicos Nuno Brito (Voz / Guitarra e outros instrumentos), Marco Tenório (Guitarra), Paulo Costa (Voz / Guitarra), Beatriz Sá Vieira (Guitarra); Inês Sousa (Voz), bem como a declamação e leitura de poemas por Nídia Naír Marques.
De acordo com a editora, “neste trabalho urdido a várias mãos, Paulo José Costa redigiu um texto em prosa poética, ‘carta de marear’ em cuja dimensão espácio-temporal suscita uma ambivalência propositada, gerando no leitor a sensação de temporalidade difusa, algo que transcende o próprio tempo físico, ainda que pejado de componentes do passado, re-experienciados num presente sonhado. A concretude e tangibilidade da narrativa é onírica, causando mistério e comoção em torno da âncora que se busca, interiormente num enredo contemplativo.
 Hirondino Pedro conferiu à narrativa uma outra poética, aguarelada e de respiração inaudita, abrindo o horizonte da leitura para uma atmosfera sincrética e ampla, como se fora uma janela de quimeras infindáveis. É o entorno poético possibilitando as várias leituras e interpretações, mergulhando-nos no imaginário do Mar e das suas facetas, incitando os sentidos e as emoções mais primordiais, alojados nos “sulcos informes do coração”.