Até agora a velocidade permitida nas estradas holandesas tem sido de 130 quilómetros por hora, mas o Governo vai reduzir para os 100 quilómetros. Ainda não há data prevista para a entrada em vigor desta medida, mas o executivo pretende apresentar um plano de ação até ao fim do mês de novembro.
A medida foi assumida esta quarta-feira de manhã pelo primeiro-ministro holandês. Mark Rutte explicou que o objetivo desta iniciativa passa pela redução de emissões de gases poluentes, em especial o nitrogénio.
Com menos velocidade e menos emissão de gases o governo pode avançar com vários projetos que tem em atraso, como a construção de habitações e aeroportos – devido aos impactos ambientais e às regras da União Europeia -, e ainda criar mais empregos.
