LIVROS | NOS CEM ANOS DE SENA, DOIS NOVOS LIVROS

LIVROS | NOS CEM ANOS DE SENA, DOIS NOVOS LIVROS

11/11/2019 0 Por Carlos Joaquim
No centenário de Jorge de Sena, a Guerra e Paz tem a honra de anunciar a publicação, em breve, de dois novos livros do seu autor. Em primeiro lugar, a histórica correspondência trocada por Jorge de Sena com o capitão João Sarmento Pimentel. Depois, uma Fotobiografia de Jorge de Sena. São edições que Isabel de Sena, a filha de Jorge de Sena, está a finalizar e que trazem nova luz não só à obra de Sena e aos estudos senianos, mas também à História da oposição ao salazarismo.
Isabel de Sena, formada em literatura comparada, professora de espanhol e de literatura hispano-americana em Nova Iorque, conta com a colaboração nestes dois livros de Rui Moreira Leite, formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo,  e doutorado em História de Arte, tendo editado uma antologia de Casais Monteiro, e correspondências, algumas em parceria com Mécia de Sena, de escritores portugueses e brasileiros, como Casais Monteiro, Castro Soromenho, Ribeiro Couto, e a correspondência de Dante Moreira Leite com Jorge de Sena. A Fundação Calouste Gulbenkian apoia ambas as edições.
Há pouco mais de 56 anos, Sophia de Mello Breyner Andresen, numa carta a Jorge de Sena quando este já partira para o exílio, e incluída na correspondência trocada entre os dois poetas que a Guerra e Paz publicou, dizia-lhe: «Tenho andando muito solitária, bastante desenganada de literatos e sinto muito a sua falta, neste deserto intelectual. O saloísmo da maioria dos intelectuais portugueses é quase inacreditável e as fortes desilusões que tenho tido fizeram-me perder o ânimo.»