Mundo | Lula da Silva já saiu da prisão

Mundo | Lula da Silva já saiu da prisão

9 de Novembro, 2019 0 Por Carlos Joaquim

Antigo Presidente do Brasil este preso mais de 500 dias.

Lula da Silva já saiu da prisão da Polícia Federal de Curitiba, depois da ordem de libertação assinada pelo juiz Danilo Pereira Júnior. À saída, o ex-Presidente brasileiro foi recebido pelos membros da vigília Lula Livre que, ao longo dos 580 dias de prisão, estiveram acampados no local.
Rodeado de muita gente e vestido de negro, Lula da Silva sai da prisão e abraça a filha e a namorada. A multidão grita: “#LulaLibertado”, uma variante da expressão “#LulaLivre”, que se tornou viral no Twitter.
Esta quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal brasileiro tinha decidido, por uma votação de seis contra cinco, que segundo a Constituição, ninguém pode ser considerado culpado até que a decisão transite em julgado (fase a partir da qual não podem ser entregues mais recursos) e que a “execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência”.
Assim, o antigo presidente tem direito a recorrer em liberdade e só volta a cumprir a pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias após o trânsito em julgado.
O histórico líder do Partido dos Trabalhadores (PT) foi preso após ter sido condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), num processo sobre a posse de um apartamento, que os procuradores alegam ter-lhe sido dado como suborno em troca de vantagens em contratos com a estatal petrolífera Petrobras pela construtora OAS.
O juiz determinou ainda o aumento das medidas de segurança para a saída do antigo Presidente.