Proença-a-Nova | XII Encontro de Escalada junta 82 participantes

Proença-a-Nova | XII Encontro de Escalada junta 82 participantes

8 de Novembro, 2019 0 Por Carlos Joaquim
As Portas de Almourão receberam no final de outubro, nos dias 26 e 27, a décima segunda edição do encontro de escalada, onde a envolvente natural e a diversidade de vias continuam a agradar quem volta ano após ano e a surpreender quem vem pela primeira vez. Participantes da Bélgica, da Alemanha, Espanha e do Brasil juntaram-se aos portugueses que vieram de vários destinos nacionais, dos quais 12 foram estreantes. Houve ainda a oportunidade de 8 curiosos experimentarem esta atividade pela primeira vez no workshop de iniciação à escalada que aconteceu no primeiro dia.
A Escola de Escalada não se trata de uma escola aberta de aprendizagem da modalidade: é o nome que designa as zonas de escalada. Em Proença-a-Nova surgiu há uma década pelas mãos de José Santos, impulsionador desta modalidade, com o apoio do Município. Até 2007 não existia nenhuma zona equipada para a prática da escalada e nem tão pouco existiam atividades ou iniciativas ligadas a este desporto.
Atualmente existem seis sectores: Apanha do Meio Dia, Portas de Almourão, Buraca da Moura, Lagoa Verde, Terra dos Grifos e Placa Amarela, que estão disponíveis fora destes encontros para quem queira escalar, à exceção do período de nidificação dos grifos, entre janeiro e junho, nas Portas de Almourão.