COIMBRA | Ciclovia de 14 km vai ligar Coimbra B à Portela e Vale das Flores. Investimento de 2 milhões de euros

COIMBRA | Ciclovia de 14 km vai ligar Coimbra B à Portela e Vale das Flores. Investimento de 2 milhões de euros

17 de Setembro, 2019 0 Por Carlos Joaquim

No primeiro dia de uma semana dedicada especialmente à mobilidade, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinou, esta manhã, o auto de consignação dos vários lotes da empreitada que vai criar mais 14,5 km de ciclovia na cidade, num troço que irá ligar Coimbra B à Portela e Vale das Flores, num investimento global superior a 2,2 milhões de euros.

A CM Coimbra associa-se, uma vez mais, à Semana Europeia da Mobilidade, que se comemora a partir de hoje e até 22 de setembro, e pretende promover um conjunto de atividades com o objetivo de consciencializar a sociedade civil para as questões da mobilidade sustentável. Nesse sentido, a CM Coimbra avança hoje com a empreitada para a criação de mais 14,5 km de ciclovia, a acrescer aos 2,9 km já existentes, o que perfaz um total de cerca de 18 km de ciclovia na cidade.
Esta rede viária ligará polos importantes da cidade, como estabelecimentos de ensino, de saúde e zonas comerciais, entre outros. Esta aposta da autarquia pretende potenciar a utilização da bicicleta nas deslocações casa-trabalho e casa-escola, em detrimento da utilização do transporte individual motorizado, com a consequente redução de emissões de gases de estufa, garantindo ainda os níveis elevados de segurança rodoviária. Esta ação está incluída no Plano de Ação e Mobilidade Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e a sua candidatura ao Centro 2020 foi aprovada com financiamento de 85%.
O concurso público para esta empreitada foi divido em quatro lotes e ficará, por isso, a cargo das empresas DIZconstrução, Lda (lotes um e dois, pelos valores de 464.100 euros e 295.000 euros, respetivamente), EMBEIRAL – Engenharia e Construção, S.A. (lote três, pelo valor de 826.934,42 euros) e Delfim de Jesus Martins & Irmão, Lda. (lote quatro, pelo valor de 506.542,64 euros), num investimento total de 2.218.132,69 euros (IVA incluído).