Mundo | Espanha lança alerta internacional devido a surto de listeriose
Um novo aumento do número de casos de listeriose em Espanha levou as autoridades sanitárias a emitir um alerta internacional e a ativar os sistemas de comunicação da União Europeia e da Organização Mundial de Saúde. Uma pessoa morreu e há registo de 150 pessoas infetadas e 529 casos suspeitos, a esmagadora maioria na Andaluzia. A carne contaminada, da marca “La Mechá” da empresa Magrudis, não é comercializado em Portugal, mas as autoridades alertam os turistas dos potenciais riscos.
A decisão de ativar os alertas internacionais é assumida como uma medida de precaução, de acordo com o Ministério da Saúde espanhol, perante a possibilidade de turistas terem podido ser infetados depois de consumir produtos daquela marca em Espanha, sobretudo nas zonas de Sevilha ou Huelva, na Comunidade da Andaluzia. Até agora não foi registado qualquer caso de contaminação fora de Espanha.
Entre terça e quarta-feira foram registados mais 18 casos, fazendo ascender a 150 o número de casos confirmados, 132 na Andaluzia. Há mais de 500 situações suspeitas que aguardam a conclusão de análises laboratoriais para determinar se houve uma infeção da bactéria. Há pelo menos 53 pessoas hospitalizadas. Entre elas, 23 grávidas. Uma mulher de 90 anos acabou por morrer.