Alerta | Ofereceram-lhe um “empréstimo rápido e com condições fantásticas” na internet? Não confie, “não dê crédito ao dinheiro fácil”

Alerta | Ofereceram-lhe um “empréstimo rápido e com condições fantásticas” na internet? Não confie, “não dê crédito ao dinheiro fácil”

9 de Agosto, 2019 0 Por Carlos Joaquim

Existem perigos associados às ofertas de empréstimos entre particulares e entidades não habilitadas na internet. Por isso, a PSP e a plataforma de comparação de produtos bancários ComparaJá.pt estão a desenvolver uma campanha de sensibilização: “Não dê crédito ao dinheiro fácil”.

Neste vídeo publicado no Facebook — o primeiro desta campanha conjunta —, é referida a importância de se recusar pagamentos antecipados de alguém desconhecido, que prometa “um empréstimo rápido e com condições fantásticas” através das redes sociais, de emails não solicitados ou de portais e fóruns online. “Não confie”, refere o comissário da PSP João Moura.
“Estes esquemas, especialmente vocacionados para atrair pessoas que enfrentam urgências financeiras e não conseguem obter crédito junto de instituições legítimas, poderão ser detetados antecipadamente caso os consumidores conheçam as condições necessárias à celebração deste tipo de empréstimos”, indica a força de segurança.
Um dos casos apresentados do vídeo são os de contratos de mútuo, ou seja, dos empréstimos entre particulares que estão previstos na Lei Portuguesa. Nestas situações, é aconselhado que se procure sempre um advogado para a revisão do contrato e, posteriormente, que haja formalização junto das entidades competentes.