Saúde | Cirurgia de reconstrução de metade da pélvis e da totalidade do fémur realizada em Coimbra

Saúde | Cirurgia de reconstrução de metade da pélvis e da totalidade do fémur realizada em Coimbra

01/08/2019 0 Por Carlos Joaquim
O doente sujeito a uma cirurgia altamente complexa de reconstrução de metade da pélvis e da totalidade do fémur em conjunto teve alta do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra ao fim de nove meses, foi hoje anunciado.
 
31 jul 2019 17:30
“Tratava-se de uma caso complexo de infeção periprotésica em prótese total da anca de revisão, com perda de osso associada, grande limitação funcional e dor, num homem de 66 anos, após 12 anos de sofrimento com fístulas ativas”, explica o CHUC, em comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo esta unidade hospitalar, “situações deste tipo, normalmente, têm de ser tratadas com recurso a amputação de todo o membro, ou em alternativa manter uma atitude de vigilância e incómodo para o doente”.
A alternativa proposta decorreu da experiência acumulada no “tratamento de casos de cancro ósseo ou das neoplasias músculo-esqueléticas, com recurso à excisão dos tecidos afetados (retirada de todos os tecidos com doença maligna) e substituição por uma endoprótese (prótese interna), cirurgia conhecida a nível científico pela denominação de horrendoplastia”.