Moçambique | Presidente Nyusi deverá anunciar que o Estado da Nação é animador

Moçambique | Presidente Nyusi deverá anunciar que o Estado da Nação é animador

31 de Julho, 2019 0 Por Carlos Joaquim
Filipe Nyusi vai à Assembleia da República nesta quarta-feira (31) fazer o balanço dos seus cinco anos de mandato como Presidente da República e deverá anunciar que o Estado da Nação é animador… Moçambique tornou-se caloteiro, entrou no lixo, a corrupção não diminuiu, a democracia degradou-se e a pobreza aumentou. Como diria o palhaço brasileiro que tornou-se deputado “pior que tá, não fica”!
Filipe Jacinto Nyusi tornou-se 4º Presidente de Moçambique numa das menos transparentes e justas eleições que o nosso país já teve. Após um discurso onde disse ter aberto o coração a todos os moçambicanos deu início ao terceiro conflito militar desde a Independência encurralando novamente o líder do partido Renamo nas matas da Gorongosa.
Antes de deixar Moçambique entrar em crise económica e financeira as estatísticas oficiais revelaram que o número de pobres havia aumentado, ainda assim o Governo de Nyusi começou a corroer o poder de compra do seu patrão dando início a subida do preço do pão, da água e da electricidade. Depois foram descobertos os empréstimos ilegais das empresas Proindicus e MAM, os Parceiros de Cooperação e o Fundo Monetário Internacional suspenderam o apoio.
Mas enquanto o drama dos moçambicanos agudizou-se, o preço da comida aumentou em mais de 40 por cento, o Executivo de Filipe Nyusi esbanjava num novo jatinho presidencial e em centenas de carros de luxo para seu conforto e prazer.