Novos ossos estão a crescer nos crânios dos jovens devido ao uso excessivo do telemóvel

Novos ossos estão a crescer nos crânios dos jovens devido ao uso excessivo do telemóvel

22 de Junho, 2019 0 Por Carlos Joaquim
Há um novo estudo que revela que a utilização excessiva dos telemóveis está a modificar o esqueleto humano, levando ao desenvolvimento de novos ossos no crânio. Investigadores australianos dizem que os jovens adultos são os mais afetados pelo uso da tecnologia moderna.
As novas tecnologias mudaram, indubitavelmente, a nossa forma de vida. Sabemos que os novos dispositivos eletrónicos alteraram a forma como comunicamos, como trabalhamos, como vivemos. Revolucionou a forma como aprendemos, assim como expandiu a quantidade de informação disponível, anteriormente mais limitada.
Hoje, não nos imaginamos a viver sem elas. Mas sabemos também agora que estas novas tecnologias, em particular os telemóveis, estão também a transformar o corpo humano.
Era já conhecido que os telemóveis afetam a saúde ocular. Também a coluna e até o cérebro. Mas não sabíamos que poderia afetar o nosso crânio, nem se imaginava que novos ossos poderiam crescer com a utlização em excesso destes aparelhos.
Um estudo feito pelos investigadores australianos David Shahar e Mark Sayers, da Universidade de Queensland, analisou os crânios de mais de mil pessoas, com idades compreendidas entre os 18 e os 86 anos. Concluíram que 400 pessoas, sobretudo os mais jovens, tinham tido um crescimento de ossos na base dos crânios, o que dizem ser uma mudança corporal provocada pelo uso crescente da tecnologia moderna.