Cirurgia hepatobiliar

Cirurgia hepatobiliar

30/05/2019 0 Por Carlos Joaquim

A Ministra da Saúde, Marta Temido , participou esta sexta-feira, dia 24 de maio, na sessão de abertura do International Symposium on Innovative Expert Hepatobiliary Surgery(Simpósio Internacional de Cirurgia Hepatobiliar Especializada Inovadora), que se realizou no auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa.

Na sua intervenção, a Ministra da Saúde referiu «as doenças hepatobiliares são responsáveis por mais de dois milhões de óbitos em todo o mundo, associadas fundamentalmente a complicações da cirrose, hepatites virais e carcinomas hepatocelulares» e que «em Portugal, estas doenças estão no top 10 da mortalidade, acompanhando, sem surpresas, o panorama mundial».
Marta Temido salientou que a «evolução destas doenças segue em paralelo com as profundas alterações no panorama epidemiológico e demográfico e tem uma ligação umbilical aos estilos de vida – em que se destaca o consumo do álcool, que urge combater e mudar.»