Descantar, desgarrar e desafiar: o FestCordel está de regresso

Descantar, desgarrar e desafiar: o FestCordel está de regresso

13/05/2019 0 Por Carlos Joaquim
Depois do sucesso da 1.ª edição, o FestCordel – Festival Internacional do Verso Popular está de volta aos concelhos de Estarreja, Oliveira de Azeméis e Murtosa. Até domingo, 19 de maio, a arte da palavra é homenageada na voz de poetas de cordel e repentistas de Portugal, Brasil e Galiza recordando os últimos grandes poetas populares portugueses da nossa região: Margarida Rei, Marques Sardinha e José Joaquim Monteiro.
A apresentação do FESTCORDEL, que pretende enaltecer o verso popular, uma arte do povo, cultura genuína da nossa gente e de todos quantos partilham a língua portuguesa pelo mundo, aconteceu na sexta-feira, dia 10 de maio, no Auditório Padre Joaquim Vieira Cavadas, em Cesar, Oliveira de Azeméis.
Isabel Simões Pinto, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, explica que pretende-se “dar continuidade a este projeto de forma a sensibilizar as escolas, as universidades e o público em geral, para esta tradição perdida, da qual tivemos exímios executantes de norte a sul do país, alguns dos quais, como o “nosso” Marques Sardinha, viveram entre nós e encantaram o nosso povo que ainda recorda os seus nomes.”
O FestCordel passa por Estarreja hoje e no domingo, dia 19. Hoje com várias sessões durante a manhã na Escola Secundária de Estarreja, e à tarde, no Cine-Teatro de Estarreja, dirigidas ao público sénior. No dia 19 de maio, às 16h00, decorrerá o espetáculo final, de encerramento do Festival, no Cine-Teatro de Estarreja, com a presença dos poetas e repentistas populares do Brasil como Pinto Branco, Geraldo Amâncio, Marreco e Guilherme Nobre e os portugueses Augusto Canário e Cândido Miranda.