Marinha Grande | Aquecimento global inspira exposição de vidro no NAC

10 de Maio, 2019 0 Por Carlos Joaquim
No Dia Internacional dos Museus, 18 de maio (sábado), pelas 18h00, o Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, na Marinha Grande, inaugura a exposição “Transparência ecológica – do trópico ao glaciar”, da autoria de Teresa Almeida.
litoralcentro
A exposição apresenta um conjunto de trabalhos em vidro que testemunham o projeto artístico em que Teresa Almeida tem vindo a trabalhar ao longo dos últimos anos: o aquecimento global e as suas consequências no meio ambiente.
Dividida em duas temáticas, a exposição “Transparência ecológica – Do trópico ao glaciar” apresenta-nos obras inspiradas nos corais, realizadas em vidro luminescente, desprovidas de cor que, quando expostas à luz ultravioleta, ganham vida através das suas cores luminosas.
Contrastando com estas obras, cheias de vida mas simultaneamente tão frágeis, são-nos apresentadas obras dedicadas à temática do degelo das regiões polares e dos glaciares, que se caraterizam pela sua monocromia, transparência e fragilidade.
Vencedora de vários prémios nacionais e internacionais, expondo regularmente em Portugal e no estrangeiro, Teresa Almeida é detentora de um vasto conhecimento e experiência no trabalho do vidro como matéria de criação nas artes plásticas.