Livros | Mente e Consciência, Filosofia e Neurociência

8 de Maio, 2019 0 Por Carlos Joaquim

Entender a mente, a consciência e a memória humana através de uma ponte entre a filosofia e a neurociência. É esta a premissa de Artur Azul em Mente e Consciência, Filosofia e Neurociência. O livro, editado pela Guerra e Paz, Editores, chega hoje, dia 7 de Maio, às livrarias de todo o país.

litoralcentro

Percepção, emoção, memória, volição, pensamento e linguagem. O investigador Artur Azul estudou, ao longo dos últimos anos, as funções cerebrais do ser humano com recurso a uma análise e reflexão interdisciplinar, na qual aliou a filosofia à neurociência. As conclusões levaram-no à publicação deste seu livro, Mente e Consciência, Filosofia e Neurociência.

No livro, o autor expõe as principais orientações contemporâneas da filosofia da mente, com recurso à análise das teorias de filósofos britânicos como Daniel Dennett, John Searle ou David Chalmers.

O antigo professor da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Viseu, analisou teorias neurocientíficas, com especial destaque para as do português António Damásio.

Nas conclusões deste estudo, Artur Azul conjugou uma perspectiva ontológica da mente consciente, baseada nos conceitos de virtualidade, emergência e sobredeterminação, e ainda da questão da espiritualidade.

Mais em https://aveiro123.blogspot.com/2019/05/livros-mente-e-consciencia-filosofia-e.html 

 

Uma obra essencial para professores, alunos e amantes de filosofia e ciência, que irá conduzir o leitor numa viagem à mente humana.