Moçambique | PGR alerta para aumento dos casos de violação de menores de 12 anos “pelos próprios pais” em Moçambique

Moçambique | PGR alerta para aumento dos casos de violação de menores de 12 anos “pelos próprios pais” em Moçambique

03/05/2019 0 Por Carlos Joaquim
“Continuam preocupantes, os casos de violação de menores de 12 anos, com particular destaque para os perpetrados pelos próprios pais” alertou na Assembleia da República a Procuradora-Geral da República (PGR) indicando que em 2018 o maior número de casos foram registados na Cidade de Maputo e a Província da Zambézia.
A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve no passado domingo (28) um cidadão de 48 anos de idade acusado de violentar sexualmente a sua filha e o seu filho, ambos menores de idade.
O acusado terá abusado dos filhos na casa que possui em Inharrime, na Província de Inhambane, entre 2009 e 2012 quando a menina tinha 9 anos de idade e o menino apenas 4 anos de idade.
“Foi chocante para nós quando a minha neta nos contou que o pai abusava dela e do irmão. Solicitamos a intervenção das estruturas locais e quando levado ao régulo ele fugiu. Apareceu este fim-de-semana a exigir a guardas das crianças e denunciamos-lo”, relatou o avó do alegado violador.
De acordo com o ancião a revelação da agora adolescente de 17 anos de idade aconteceu em 2012 quando começou a ter problemas de saúde decorrentes de ter-se tornado seropositiva em resultado dos abusos sexuais que sofreu.
Na Informação que prestou à Assembleia da República a PGR alertou que: “Continuam preocupantes, os casos de violação de menores de 12 anos, com particular destaque para os perpetrados pelos próprios pais”.