Universidade de Coimbra | Um isótopo radioativo um bilião de vezes mais velho que o Universo!

Universidade de Coimbra | Um isótopo radioativo um bilião de vezes mais velho que o Universo!

24/04/2019 0 Por Carlos Joaquim
Uma equipa internacional de investigadores, da qual fazem parte seis cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), conseguiu medir, pela primeira vez, mais longotempo de vida média de sempre de um isótopo radioativoregistado por um aparelho de medida.
Este facto extraordinário é publicado amanhã (25 de abril), com honra de capa, na Nature, a mais prestigiada de todas as revistas científicas. O isótopo em causa é o Xe 124 e o seu tempo de vida média é aproximadamente um bilião (milhão de milhões) de vezes mais velho que o Universo.
O Universo tem cerca de 14 mil milhões de anos, um período de tempo inconcebível quando comparado com a escala da vida do ser humano. Como se isso só por si não causasse assombro suficiente, existem isótopos radioativos (elementos instáveis que se transformam ao fim de algum tempo emitindo radiação) cuja vida média acontece em escalas muito maiores que a da existência do próprio Universo.
«O facto de conseguirmos medir diretamente um processo tão raro quanto este demonstra o alcance extraordinário do nosso sistema de medida, mesmo quando ele não foi feito para medir estes eventos, mas sim matéria escura», salienta José Matias, coordenador da equipa portuguesa neste esforço internacional e investigador do Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação (LIBPhys) da FCTUC.