MUNDO | Catedral de Notre-Dame em chamas, pináculo caiu, mas estrutura está a salvo

MUNDO | Catedral de Notre-Dame em chamas, pináculo caiu, mas estrutura está a salvo

16/04/2019 0 Por Carlos Joaquim
De acordo com o Le Figaro, o incêndio, cuja gravidade está por determinar, teve origem num andaime localizado junto ao pináculo da Catedral de Notre-Dame, um dos monumentos históricos mais visitados da Europa. A catedral estava a ser alvo de renovações, estando várias secções sob andaimes para se procederem a trabalhos de restauração.
Ao diário francês, André Finot porta-voz da catedral, informou que o fogo foi reportado às 18:50 locais (17:50 em Lisboa), tendo o edifício sido evacuado. No local encontram-se cerca de 400 bombeiros mobilizados e estão a ser usados 18 canhões de água para combater este incêndio.
Nas imagens e vídeos captados é possível ver as chamas a deflagrar no topo desta catedral em estilo gótico, com uma enorme coluna de fumo a elevar-se sobre a cidade. O efeito prolongado do fogo já afetou toda a estrutura do teto e levou, inclusive, à queda do seu pináculo, estando a alastrar-se para o interior do edifício. “Não restará nada da estrutura (do teto), que data do século XIX de um lado e do XIII do outro”, lamentou Finot.
.As autoridades no local temeram não ser capazes de conter o fogo a tempo de impedir o colapso da estrutura principal, incluindo o campanário norte. No entanto, o comandante da brigada dos Bombeiros Sapadores de Paris, general Jean-Claude Gallet, garantiu ao canal de televisão BMFTV que esta tinha sido “salva e preservada”.
“Podemos considerar que as duas torres do campanário norte de Notre-Dame foram salvas”, disse Gallet, acrescentando que “a estrutura de Notre-Dame foi salva no seu todo”.
O fogo, contudo, ainda não foi controlado, sendo que, segundo os relatos mais recentes, o fogo já tinha chegado ao campanário norte da Catedral, estando os bombeiros no local numa corrida contra o tempo para tentar salvar o património artístico e religioso de valor incalculável que se encontra guardado nas suas instalações. Uma imagem captada por um drone mostra a magnitude dos estragos.
Esta novidade surge depois de Laurent Nunez, secretário de estado do Ministro do Interior de França, ter assumido que podia não ser possível conter o fogo a tempo de salvar o remanescente do edifício. Também Gallet tinha manifestado incertezas quanto ao evoluir da situação, sendo, por volta das 19:30, um representante dos Bombeiros de Paris tinha dito à Reuters que as próximas hora e meia seriam “cruciais” para perceber se as chamas podiam ser contidas.