O Dia do Cineclube

14/04/2019 0 Por Carlos Joaquim
A 13 de Abril de 2019 comemora-se, pela primeira vez, o Dia do Cineclube. Promovido pela Federação Portuguesa de Cineclubes, é um evento que se estende aos cineclubes nacionais com escopo de celebrar a actividade cineclubista, enaltecendo o seu importante contributo social, educacional e cultural através da tela.
itoralcentro
Tendo sido os cineclubes responsáveis pela descentralização do cinema e de o levar ao máximo número de pessoas, esta data pretende promover o mundo do cineclubismo à população, com uma programação de acesso gratuito ao público.
Em Coimbra, o Centro de Estudos Cinematográficos programou a projecção do filme de Manuel Mozos “Outros Amarão as Coisas que eu Amei”, um género de ode aos fantasmas do cinema que lhe dão vida e constituem o seu esqueleto mágico. Uma celebração da vida pelo mote deixado por Sophia de Melo Breyner e navegado por João Bénard da Costa, uma das pessoas com maior impacto no panorama do cinema nacional.
João Bénard da Costa (1935–2009) foi um dos fundadores da revista “O Tempo e o Modo”. Dirigiu o Sector de Cinema do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian e presidiu à Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal. Dedicou-se à crítica e ao ensaio, tendo participado como actor em vários filmes, de Manoel de Oliveira a João César Monteiro. Pelo trabalho à frente da Cinemateca Portuguesa, de que era director desde 1991, foi condecorado com a medalha de mérito cultural.