ObservaRia’19, um convite à descoberta e proteção da vida selvagem / fim de semana repleto de atividades junto à Ria de Aveiro

ObservaRia’19, um convite à descoberta e proteção da vida selvagem / fim de semana repleto de atividades junto à Ria de Aveiro

09/04/2019 0 Por Carlos Joaquim

Mais de 50 atividades, entre palestras, workshops, ateliês para crianças, passeios de barco, a pé, de bicicleta ou veículo elétrico, voo em balão de ar quente, exposições. Um painel único de 20 especialistas nacionais e internacionais, que se concentram em Estarreja. Feira expositiva com 34 entidades. Serão quatro dias de contacto com a natureza em estado puro e com um programa intenso.

 

Organizada pela Câmara Municipal de Estarreja e ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a ObservaRia 2019 – Estarreja Birdwatching Fair reúne um vasto programa com atividades em torno da fotografia, observação de aves, comunicação de ciência, sensibilização e educação ambiental.

Alunos são os primeiros a visitar a feira

Começa já esta quinta-feira, dia 11, com um dia dedicado exclusivamente ao público escolar, levando as crianças a participar em ações de lazer e pedagógicas ao ar-livre, que decorrem entre as 10h e as 16h30. Às 11h30, os alunos terão o privilégio de assistir à devolução à natureza de uma Cegonha-branca recuperada no CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.

A sessão de abertura desta 4ª edição está marcada para sexta-feira, dia 12 de abril, às 10h, na Tenda instalada junto ao Esteiro de Salreu. Durante 3 dias, a ObservaRia abre as portas ao mundo de vida selvagem, em pleno Baixo Vouga Lagunar junto à Ria de Aveiro, procurando refletir sobre a defesa do ambiente e explorar comportamentos mais sustentáveis

Painel único de especialistas nacionais e internacionais

Na sexta-feira, 12 de abril, no ciclo de palestras “Sustentabilidade: da teoria à prática”, entre as 10h30 e as 16h30, na Tenda da ObservaRia, a ObservaRia mostrará o que de melhor se faz em Portugal nesta área ao reunir um painel de oradores que vêm demonstrar que é possível mudar comportamentos.

Muitos são os projetos que surgem com vontade de fazer parte da solução e não do problema: Cristina Branquinho, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Teresa Franqueira, da Universidade de Aveiro e Design Factory Aveiro, Joana Guerra Tadeu, A Minimalista, Ana Jervis, da YogurtNest, Rafael Marques, do Município de Lousada, Mariana Queirós, do projeto Fruta Feia, Luís Ferreira, da The Wanderlust, Ana Pêgo, da Plasticus Maritimus, Patrícia Pêgo, da The UniPlanet, preenchem este primeiro dia de reflexão, dando a conhecer várias perspetivas de um presente e futuro mais sustentáveis.

No dia seguinte, no espaço dedicado às palestras, Dominic Couzens, escritor britânico de natureza e viagens e líder de expedições, responsável pela escrita de uma coluna mensal na Bird Watching, a mais conceituada revista britânica de aves selvagens, e por artigos regulares na Nature’s Home (RSPB Love Nature) e no jornal Telegraph, autor de mais de 30 livros acerca de aves e vida selvagem, incluindo “Top 100 Birding Sites of the World”, “100 Birds to See Before you Die” e “The Secret Lives of Garden Birds”, promete atrair atenções com a sua apresentação sobre os mistérios da migração de aves, marcada para as 11h30.

Mais em https://aveiro123.blogspot.com/2019/04/observaria19-um-convite-descoberta-e_9.html