Nos dias 30 e 31 de março, no concelho de Cantanhede | Teatro em Cadima, Vila Nova de Outil, Zambujal e Franciscas

Nos dias 30 e 31 de março, no concelho de Cantanhede | Teatro em Cadima, Vila Nova de Outil, Zambujal e Franciscas

26/03/2019 0 Por Carlos Joaquim
O Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede tem este fim de semana a sua penúltima jornada, com espetáculos em Cadima, Vila Nova de Outil, Zambujal e Franciscas. O programa de dinamização da atividade teatral promovido pela autarquia cantanhedense com a participação de 17 grupos cénicos afirmou-se mais uma vez como uma iniciativa de assinalável impacto cultural nas comunidades locais, com reflexos muito positivos ao nível do intercâmbio comunitário.
É isso que se espera de novo no sábado, 30 de março, às 21h30, com a atuação do Grupo de Teatro Musical da Filarmónica de Covões no salão da Junta de Freguesia de Cadima, tendo como anfitriã a União Recreativa de Cadima. Depois de ter estreado em casa “Brilhantina – O Musical”, a jovem companhia teatral de Covões volta a apresentar, desta vez ao público de Cadima, a adaptação de “Grease” que fez furor em 1978 com a versão cinematográfica protagonizada por John Travolta e Olívia Newton-John. No espetáculo concebido por Jim Jacobs e Warren Casey a ação decorre no verão de 1958, quando Danny Zuko e Sandy Dumbrowski se apaixonam na praia. Terminada a época balnear, Sandy, cuja família está a pensar regressar à sua Austrália natal, teme pela separação definitiva do seu amor. Porém, uma alteração dos planos familiares faz com que Sandy e Danny se reencontrem na mesma escola. A partir daí o espetáculo desenrola-se ao ritmo de uma banda sonora recheada de êxitos, mostrando o dia-a-dia dos adolescentes numa comunidade escolar dos Estados Unidos, nos anos 1950. Abordando os problemas próprios dos jovens, os seus amores e os desencontros, a sexualidade e a gravidez na adolescência, o alcoolismo e o tabagismo, entre outros, a peça faz prevalecer uma mensagem da amizade e companheirismo na juventude.
Também no sábado, o Grupo de Teatro “Renascer” da Sanguinheira cumpre a sua jornada de itinerância para apresentar, na sede do Clube União Vilanovense, às 21h30, uma adaptação de “Aqui há Fantasma”, de Henrique Santana. A ação decorre numa casa senhorial abandonada após o assassinato de um criado. O professor Hermes procura testar o produto de uma investigação de muitos anos: a pílula da coragem. Para isso desafia um jovem medroso a passar a noite na velha mansão, assombrada sim mas pelo criado do investigador. O pior é que… vai ser um serão de morrer de rir pelos equívocos gerados por tal artifício.
Ainda no sábado, igualmente às 21h30, a Associação Juvenil do Zambujal e Fornos acolherá o Grupo de Teatro do Pedra Rija, de Portunhos, que leva ao palco do salão da Associação Cultural e Recreativa do Zambujal Médico à Força. Trata-se de um clássico de Molière que conta a história de um simples lenhador, Sganarelo, que é levado pelas circunstâncias a exercer a medicina. É verdade que ele já tinha sido em tempos criado de um médico e que dessa convivência tinha resultado a aprendizagem de um conjunto de práticas e de uns quantos termos apanhados de ouvido, alguns em latim macarrónico, conhecimentos que iam servindo para exercer um certo tipo de medicina, para pasmo dos pacientes e familiares. Uma sátira sobre os médicos de outros tempos que também ridiculariza os pais que tantos entraves colocavam às inclinações amorosas de suas filhas.
Finalmente, no domingo, é a vez de O Cénico dos Esticadinhos de Cantanhede visitar a Associação do Grupo Musical das Franciscas para apresentar na sede desta coletividade, às 15h30, uma adaptação de “O Sentido da Vida”, comédia de Emílio Boechat que procura respostas a algumas interrogações e inquietações de toda a gente sobre o sentido da vida. Uma peça espirituosa e divertida, pontuada de algum nonsense, em que a única certeza relativamente à vida é mesmo a morte…