17 de Maio – Dia Mundial da Hipertensão
A comemoração desta data tem como objectivo sensibilizar e encorajar a população na prevenção deste flagelo, que é um problema de saúde publica não só em Portugal como no mundo sendo o que mais contribui para a mortalidade mundial.
A tensão arterial resulta da pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias sendo esta situação provocada por diversos factores de cariz genético, ambiental e alimentar sendo o consumo excessivo de sal uma das principais causas para o desenvolvimento desta patologia.
Pese embora o consumo excessivo de sal e uma incorrecta alimentação sejam já reconhecidos como determinantes na nossa qualidade de vida poucos são os profissionais que sabem que o potássio pode exercer um efeito compensatório de protecção cardiovascular.
O Manual “A importância do potássio e da alimentação na regulação da pressão arterial” agora lançado e que pode consultar aqui resulta de uma produção conjunta do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direcção-Geral da Saúde e contou com a participação de diversos especialistas.
Este manual apresenta informações sobre o papel do potássio na nossa saúde e através de exemplos práticos, ensina a aumentar de forma equilibrada o potássio na nossa alimentação chamando também a atenção para o padrão alimentar mediterrânico, a tradicional “Dieta Mediterrânica”, que pelas suas características e alimentos pode ajudar a uma melhor ingestão de potássio.
ULSNA