Hora de Fecho: Uber. Os motoristas que cobram a viagem “por fora”

20/04/2017 0 Por Carlos Joaquim

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Há motoristas da Uber que propõem aos clientes viajar sem utilizar a aplicação, pagando o valor mínimo definido pela própria empresa. Usam o nome da Uber, mas ficam com o dinheiro todo para eles.
Os pais têm o direito de tomar decisões que prejudiquem os filhos? O Estado deve intervir? As escolas podem recusar alunos não vacinados? E avisar os pais dos outros que há não-vacinados entre eles?
A Direção-Geral da Saúde admite que as crianças sejam vacinadas logo a partir dos seis meses em situações de pós-exposição ao vírus. E a segunda dose antes dos cinco, mediante prescrição médica.
As vacinas evitaram pelo menos dez milhões de mortes entre 2010 e 2015, e protegeram muitos milhões de pessoas de doenças como o sarampo, a pneumonia ou a tosse convulsa, segundo dados da OMS.
Explicador. A morte de uma adolescente com sarampo voltou a lançar o debate sobre as vacinas. Falámos com especialistas para saber o que é mito e o que é verdade.
Funcionários vão passar a receber subsídio de refeição só pelos dias efetivamente trabalhados. Sindicato fala em “provocação”, queixa-se de não ser ouvido e não exclui a hipótese de ir para tribunal.
Com a demissão de Mauro Xavier, o controverso Rodrigo Gonçalves ascende a presidente interino do PSD/Lisboa, mas não tem maioria na comissão política. Há uma guerra de laranjas na capital.
Presidente da concelhia do PSD sai a dois meses do fim do mandato e explica motivações em carta aberta a militantes do partido. Fernando Seara também bateu com a porta, avança o Expresso.
O português João Pina inaugura esta quinta-feira a exposição “Operação Condor” e mostra o rosto de quem sofreu na pele a maior operação de repressão política da América Latina. As imagens aqui.
Inaugura esta quinta-feira um novo conceito de restaurante, bar e loja na Avenida da Liberdade, com o primeiro balcão Ladurée em Portugal. O criador Valentino já lá esteve e o Observador também.
Há quem questione se a fotografia publicada pela manequim russa foi efetivamente tirada depois do nascimento da filha. Mas as críticas e os elogios não se ficam por aqui. 
Opinião
Maria João Avillez
Quem – por acção, intenção, omissão, inação – permitiu a fecunda sementeira da árvore lepenista e outras árvores venenosas? Sim: só perguntas. Mas alguém tem respostas?
Helena Garrido
“Logo se vê e acredita no que digo, não olhes para as estatísticas nem ligues às previsões”: estas as regras dos tempos que correram. O Governo agora começa a assumir a austeridade que sempre aplicou.
José Milhazes
As “Teses de Abril” de Lenine, publicadas a 20 de Abril de 1917, foram vistas como “um delírio”, mas acabariam por se tornar no guião do golpe de Estado que passou à história como Revolução de Outubro
Paulo Tunhas
A fundação da sociedade ordeira não teve, ao contrário do que se pensa, origem no exemplar representante da lei. O verdadeiro herói fundador permaneceu desconhecido. Em sua substituição ficou a lenda.
Ricardo Montes
Somos uma classe cansada e desiludida pela forma como temos vindo a ser tratados. Quão bem a opinião pública conhece uma classe profissional a que tanto deve e na qual o poder político tanto bate?
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:

no Facebook no Twitter por e-mail

Leia as últimas

em observador.pt

Observador

©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa