“Olha para isto, meu filho da p…” Oposição a Trump chega ao espaço

16/04/2017 0 Por Carlos Joaquim
Organizadores chamam à iniciativa a “primeira manifestação espacial”
Os voluntários da Autonomous Space Agency Network, uma organização de astrónomos amadores que promovem a exploração espacial particular, organizaram esta quarta-feira aquilo que chamaram de “a primeira manifestação espacial” contra Donald Trump.
Basicamente, colocaram num balão estratosférico – que consegue chegar até ao limite da atmosfera terrestre – uma mensagem para o Presidente dos Estados Unidos.
O texto, propositadamente feito como se de um tweet se tratasse e mostrado com a curvatura da Terra em fundo, é curto e simples: “Olha para isto, meu filho da p…”
A inspiração para tal manifestação veio de dois lados: do famoso hábito de Trump de comunicar pelo Twitter e de uma célebre frase de um astronauta da Apollo 14.
Foi Edgar Mitchell, o sexto homem a andar na Lua, quem afirmou: “De lá, na Lua, as políticas internacionais parecem tão mesquinhas. Dá vontade de agarrar num político pelo pescoço e arrastá-lo para um quarto de milhão de milhas lá para cima e dizer-lhe – ‘olha para isto, meu filho da p…'”
Não podendo fazê-lo diretamente a Donald Trump, os voluntários da ASAN eviaram-lhe a mensagem via Twitter (em cima) e pelo YouTube, cujo vídeo da ascensão dura mais de duas horas:
DN
Foto: Asan / Twitter