Novo Banco: Governador do Banco de Portugal confirma venda à Lone Star

31/03/2017 0 Por Carlos Joaquim
Resultado de imagem para Novo Banco: Governador do Banco de Portugal confirma venda à Lone Star
O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, confirmou hoje a venda do Novo Banco à Lone Star, numa curta intervenção em que não revelou os detalhes da operação e em que não houve direito a perguntas dos jornalistas.
“O Banco de Portugal selecionou hoje a Lone Star para concluir a operação de venda do Novo Banco”, afirmou Carlos Costa logo no arranque de uma declaração com uma duração inferior a cinco minutos. E realçou: “A venda é um passo importante na estabilização do setor bancário nacional”.
O governador lembrou ainda aos jornalistas presentes na sede da entidade, em Lisboa, que a assinatura do contrato “permite que seja cumprido o prazo de venda fixado nos compromissos assumidos pelo Estado junto da Comissão Europeia, que era de 3 de agosto” deste ano.
A operação de venda do Novo Banco concretizou-se, reiterou ainda, abordando a globalidade do processo, “após uma recomendação do Banco de Portugal ao Governo e do trabalho conjunto que se seguiu e envolveu igualmente negociações” com Bruxelas e o Banco Central Europeu.
A norte-americana Lone Star vai realizar injeções de capital no Novo Banco no montante total de 1.000 milhões de euros, dos quais 750 milhões de euros logo no fecho a operação e 250 milhões de euros até 2020.
“Por via da injeção de capital a realizar, a Lone Star passará a deter 75% do capital social do Novo Banco e o Fundo de Resolução manterá 25% do capital”, lê-se num comunicado do Banco de Portugal, hoje divulgado.
O Novo Banco é o banco de transição que ficou com os ativos menos problemáticos do Banco Espírito Santo (BES), alvo de uma intervenção das autoridades em 3 de agosto de 2014, e que estava em processo de venda.
Desde fevereiro que o Governo estava a negociar a venda do Novo Banco em exclusivo com o fundo norte-americano Lone Star.
O fundo norte-americano passou para a frente nas negociações depois de, no final de 2016, ter sido noticiado que, entre os concorrentes, o fundo chinês Minsheng tinha a melhor proposta financeira, mas não apresentou provas de que conseguiria pagar o montante oferecido, devido às restrições de movimentação de divisas na China.
O Lone Star Funds foi fundado em 1995 e investe nos setores financeiro e no imobiliário. Em Portugal, tem um investimento em Vilamoura.
Fonte: Sapo 24 com Lusa