[2-3] CR7 aterrou, marcou mas… a vitória voou

28/03/2017 0 Por Carlos Joaquim

Suécia venceu Portugal ao cair do pano, depois de um auto-golo de João Cancelo.

No particular desta terça-feira, diante da seleção sueca, Fernando Santos decidiu apostar num onze titular, com poucos minutos de jogo, que veio a justificar-se uma boa escolha. Isto porque os jogadores menos utilizados foram destaque durante a partida e, principalmente, tiveram um papel determinante no resultado final. Contudo, quando entraram os habituais eleitos, o resultado mudou de vento e acabou num 3-2, a favor da Suécia.
A equipa das quinas entrou em campo com a vontade de mostrar serviço ao técnico de Portugal – apenas Cristiano Ronaldo era o habitual titular que estava em campo.
Nos primeiros minutos, notou-se um pouco de ansiedade e lentidão nos momentos de decisão, o que permitiu à Suécia mostrar um pouco o seu ar de graça – pelo menos em três lances. A máquina demorou a aquecer, mas quando entrou nos eixos, a Seleção Nacional mostrou-se mortífera na primeira parte – mesmo sem os habituais titulares – e ‘explicou’ ao mundo do futebol porque era campeã europeia.
A seleção portuguesa acabaria por inaugurar o marcador ao minuto 18’, através de um cruzamento telecomandado de Gelson Martins e, na cara do guarda-redes, Cristiano Ronaldo não falhou a oportunidade e abanou as redes da baliza de Johnsson.
Após o tento marcado, a equipa das quinas aumentou os seus níveis de confiança e começou a ganhar mais protagonismo ao longo da primeira parte, impedindo os suecos de chegarem próximo da baliza de Marafona – que nos primeiros 45 minutos apenas fez uma defesa. Entretanto Gelson Martins foi mostrando um pouco da sua ‘magia’, com fintas atrás de fintas, acabando por ajudar a aumentar o resultado – assistência para o auto-golo de Andreas Granqvist.
Mesmo com 2-0 no marcador, a seleção não tirou o pé do ‘acelerador’ e procurou o terceiro golo, principalmente Gelson Martins, que esteve incansável durante a primeira parte, tentando ofensiva atrás de ofensiva.
Apesar dos esforços do coletivo português, partiram para intervalo apenas com dois golos marcados.
Lusitanos ‘adormecem’ e deixam vikings atacar
Na segunda parte, Fernando Santos fez mexidas na equipa – dando oportunidade a William Carvalho, Nélson Semedo e Éder – que não correram como era esperado, o conjunto lusitano sentiu maiores dificuldades na segunda parte.
Os pupilos de Fernando Santos foram perdendo intensidade até que a Suécia surpreendeu a defensiva portuguesa e Viktor Claesson rematou à queima-roupa à baliza de Marafona e marcou golo – sem qualquer chance de defesa.
Como é normal, o conjunto nórdico entusiasmou-se com o tento marcado e foi à procura do tão desejado empate. A Suécia tentou apostar no contra ataque rápido, criando alguns lances de perigo a Marafona, no entanto, não conseguiram ser eficazes.
com a entrada de Ricardo Quaresma (por Cristiano Ronaldo), o setor ofensivo melhorou consideravelmente. O ataque português mostrou-se mais dinâmico e versátil, criando momentos de perigo à baliza de Johnsson.
Nos últimos 15 minutos da partida, numa desatenção da equipa lusitana, Viktor Claesson bisa na partida através de um lance de canto e ‘congelou’ o Estádio dos Barreiros.
No entanto, a história do jogo não iria ficar por ali. Os nórdicos continuaram a mostrar os ‘dentes’, sendo que, nos instantes finais da partida, a Suécia passou para a frente do marcador, através de um auto-golo de João Cancelo. Uma infelicidade do jogador português que acabou por dar a vitória aos suecos.
Momento do jogo: Gelson Martins foi um dos destaques da partida, fazendo duas assistência para golo, um para Cristiano Ronaldo e outro para o auto-golo de Andreas Granqvist.
Fonte: Notícias ao minuto
Foto: © Getty Images