Startups – Boys! Se a Queen B diz, é porque é verdade

12/03/2017 0 Por Carlos Joaquim
Foto do autor

Startups

Por Ana Pimentel, Jornalista

O eurodeputado polaco Janusz Korwin-Mikke disse em pleno Parlamento Europeu, na quarta-feira, que as mulheres deviam ganhar menos do que os homens porque são “mais fracas, mais pequenas e menos inteligentes”. Ainda pensei que fosse uma das tão na moda notícias falsas, mas vi o vídeo e olhei para o calendário para me certificar que as datas estavam todas bem: 2 de março de 2017. E sim, era verdade. Preconceito e discriminação de género ao mais alto nível. Numa das casas da Europa.
Os números (tristemente) não mentem. Na União Europeia, existem cerca de 7,3 milhões de gestores, mas apenas 2,6 milhões são mulheres. Que, além de serem menos, recebem efetivamente menos – a diferença entre o salário de um homem e de uma mulher para a mesma função é de 23%. E não, também não eram fake news. Voltei a olhar para a data: 6 de março de 2017. Preconceito e discriminação de género ao mais alto nível. Em toda a Europa.
Mas quando li as histórias que Madalena Rugeroni, Sofia Pitta, Magda Tilli e Joana Mendonça contaram à Cristiana Faria Moreira sobre o que é isto de arriscar e inovar numa indústria que é maioritariamente controlada por homens, – mesmo quando tinham empregos estáveis em empresas como a Google, Bloomberg ou TAP -, lembrei-me porque é que estes dados e declarações ainda me chocam. É que, para mim, trabalho, liderança, inovação, criatividade ou tecnologia sempre foram uma espécie de anjo – não têm nem nunca terão sexo.
Quanto a Korwin-Mikke, estou a pensar enviar-lhe uma prenda para este tão pouco inteligente 8 de março que se aproxima: um aquário com um cardume de peixes-palhaço dominados por uma só fêmea e um bilhete para o próximo concerto da Beyoncé. 😉 Tenham uma ótima semana. Até terça!
P.S: A ilustração desta newsletter foi feita pela Andreia Reisinho Costa. A ilustração deste especial foi feito pela Maria Gralheiro. Os artigos que compõem esta newsletter foram assinados pela Ana Pimentel, Cristiana Faria Moreira e Sara Otto Coelho. Esta newsletter foi revista pela Helena Coelho. É isso, Queen B. “Who run the world? Girls!”
FotografiaSTARTUPS

Youcanevent nos EUA e em Espanha

Startup nascida em Braga, dedicada à organização de eventos, fechou uma parceria com o TechMeetups para co-organizar três eventos para a comunidade tecnológica em Nova Iorque, Barcelona e Lisboa.
FotografiaSTARTUPS

Depois de NY, Pipedrive abre escritório em Lisboa

Startup da Estónia que está presente em 140 países escolheu Lisboa para casa do terceiro escritório, onde vai recrutar cerca de 50 pessoas em 2017. Lisboa “tornou-se emocionalmente atraente.”
FotografiaSTARTUPS

Elas trocaram grandes empresas pelas suas startups

Madalena, Sofia e Magda trocaram estabilidade por adrenalina e despediram-se dos empregos que tinham na Google, Bloomberg ou TAP. Porque, em matéria de negócio, o que vale “é a pessoa, não o género”.
FotografiaUBER

Uber reage às queixas dos motoristas com descontos

No dia em que retoma a contratação de motoristas, a Uber Portugal divulga um estudo com o perfil de quem trabalha para a plataforma. E anuncia medidas para atenuar as queixas dos motoristas.
FotografiaUBER

Uber usou software para escapar às autoridades

A Uber utilizou durante anos uma ferramenta tecnológica que permite “trocar as voltas” e escapar às autoridades de todo o mundo.
FotografiaSTARTUPS

“Não era fixe”, mas aos 26 anos vale 5 mil milhões

Após o sucesso da entrada em bolsa do Snap, a fortuna dos fundadores do Snapchat subiu 44,6%. Evan Spiegel já é o único multimilionário com menos de 30 anos a liderar uma empresa cotada.
FotografiaAMAZON

Amazon tem novo projeto: levar turistas à lua

A empresa de transporte espacial Blue Origin, da Amazon, está a desenvolver projetos que permitam a construção de foguetões com mais qualidade. A novidade: pode levar turistas a viajar no espaço.

RADAR GLOBAL

AGENDA

MAIS SOBRE STARTUPS

Mais pessoas vão gostar da Startups. Partilhe:

no Facebook no Twitter por e-mail

Leia as últimas

em observador.pt

Observador

©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa
Se pretende deixar de receber a Startups clique aqui