MNE dá 20 dias para levantamento de imunidade dos filhos do embaixador do Iraque

07/12/2016 0 Por Carlos Joaquim
Resultado de imagem para ME dá 20 dias para levantamento de imunidade dos filhos do embaixador do Iraque
Numa nota enviada às redações, o Ministério Público adianta sobre este assunto que quer ouvir os filhos do embaixador do Iraque como arguidos.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) convocou o embaixador do Iraque em Portugal e renovou o pedido de levantamento da imunidade diplomática dos seus filhos, no âmbito do caso da agressão de um jovem em Ponte de Sor.
Numa nota enviada à comunicação social, o MNE explica que deu um prazo máximo de 20 dias úteis para o Estado iraquiano responder.
“O MNE convocou o Embaixador do Iraque, tendo-lhe entregue, hoje mesmo, a Nota Verbal que renova o pedido de levantamento da imunidade diplomática dos seus filhos. (…) Considerando a extensão da certidão extraída dos autos e o facto de estar redigida em português, o MNE solicitou a resposta formal ao seu pedido no prazo máximo de 20 dias úteis.”, pode ler-se na referida nota.
O MNE adianta que este pedido surge um dia depois de ter recebido da Procuradoria-Geral da República “um ofício” onde a PGR reafirma, “relativamente ao inquérito sobre os acontecimentos ocorridos em Ponte de Sor, no passado mês de agosto, a necessidade de proceder ao levantamento da imunidade diplomática de que beneficiam dois filhos do Embaixador do Iraque em Lisboa”.
Numa nota enviada à comunicação social esta quarta-feira, o Ministério Público esclarece que é imprescindível para a investigação do caso o levantamento, pelo Estado iraquiano, da imunidade diplomática dos dois filhos do embaixador do Iraque.
“Na sequência da análise da resposta do Estado Iraquiano, o MP considera essencial para o esclarecimento dos factos, ouvir, em interrogatório e enquanto arguidos, os dois filhos Embaixador do Iraque em Lisboa, sendo, assim, imprescindível para os autos o levantamento da imunidade diplomática”, refere o esclarecimento da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Fonte:TSF
Foto: © Global Imagens