Primeiras sanções norte-americanas contra o líder norte-coreano Kim Jong-Un

07/07/2016 0 Por Carlos Joaquim
Resultado de imagem para Primeiras sanções norte-americanas contra o líder norte-coreano Kim Jong-Un
Os Estados Unidos anunciaram hoje sanções financeiras contra o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, e outros dez altos responsáveis da Coreia do Norte, por violações dos direitos humanos.
Pela primeira vez, Kim Jong-Un foi colocado na lista negra das Finanças norte-americanas após a publicação de um relatório do Departamento de Estado sobre “graves abusos dos direitos humanos na Coreia do Norte”, indicou o ministério das Finanças em comunicado.
Os seus eventuais bens no território norte-americano, e dos restantes altos responsáveis abrangidos, foram congelados.
“Sob Kim Jong-Un, a Coreia do Norte continua a infligir uma crueldade e uma dureza intoleráveis sobre milhões de pessoas, incluindo execuções extrajudiciais, trabalho forçado e tortura”, afirmou Adam Szubin, subsecretário de Estado das Finanças responsável pela luta contra o terrorismo.
Entre os dez responsáveis designados, as sanções atingem designadamente o ministro da Segurança, Choe Pu Il, o seu conselheiro, Ri Song Chol, e o diretor do gabinete do ministério da Segurança de Estado, Kang Song Nam.
Cinco entidades, incluindo o ministério da Organização responsável pela censura, também foram acrescentados à lista negra norte-americana.
A Coreia do Norte já está submetida a diversas sanções internacionais, em particular norte-americanas, pelos seus programas nuclear e balístico.
Fonte: Lusa