Hora de Fecho: Em direto/ “Direita quer ganhar lá fora o que perdeu aqui”

22 de Fevereiro, 2016 0 Por Carlos Joaquim

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!

ORÇAMENTO 2016 

O Orçamento do Estado começa a ser discutido esta segunda-feira. À direita, PSD e CDS já anunciaram o chumbo. Pela primeira vez na história, PCP junta-se a PS e aprova Orçamento. Siga aqui em direto.

ANTÓNIO COSTA 

Entre governo e gabinetes, foram duas dezenas, até agora, as transferências do universo da autarquia lisboeta (que já foi de António Costa) para o governo (que é de António Costa).

ORÇAMENTO 2016 

Há vida para além do défice? O “virar de página” da austeridade? A culpa é de Bruxelas? Quem ganha e quem perde? Passámos o Orçamento a pente fino e algumas conclusões são (quase) surpreendentes.

ORÇAMENTO 2016 

Passos considera o diploma “irresponsável” e “incoerente”, desenhado por “pirómanos” que não se cansam de regar a fogueira com gasolina. Propostas de alteração ao Orçamento fora de hipótese.

MÁRIO CENTENO 

Foram longos dias de negociação externas e internas. Nos bastidores houve conversas técnicas, muitas reuniões e muitas conversas ao telefone. Esta segunda começa a nova fase de discussão do Orçamento.

ZIKA 

A Direção-Geral de Saúde confirmou esta segunda-feira que há uma sétima pessoa infetada com o vírus zika, em Portugal. É uma cidadã que regressou do Brasil.

TAP 

O presidente executivo da companhia aérea foi chamado de urgência ao regulador do setor. A ANAC impôs um período de três meses de gestão corrente ao “chumbar” processo de privatização.

DAVID NEELEMAN 

A TAP está a reforçar presença no mercado norte-americano. Novos voos entre Lisboa e Nova Iorque e Lisboa e Boston vão arrancar entre junho e julho. Novos aviões A330 também estão a caminho.

NOVO BANCO 

“Diário Económico” diz que o Novo Banco terá prejuízos entre 600 e 700 milhões de euros em 2015, resultado direto das imparidades com créditos “herdados” do Banco Espírito Santo.

IRS 

Não se esqueça que esta segunda-feira termina o prazo para validar as faturas que quer que contem para as deduções de IRS. Mas a saga não termina aqui. Até 15 de março virá novo capítulo.

EMPRESAS 

Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Cabral, disse ao Jornal de Negócios que os dossiês com documentos pessoais vão estar disponíveis a partir de um código de acesso.

Opinião

Alexandre Homem Cristo

O sacrifício da credibilidade internacional e a escolha do risco sobre a prudência são o preço que PS se dispõe a pagar para comprar votos e legitimidade política, favorecendo quem lhe é mais próximo.

Zita Seabra

Após mais de 60 anos de comunismo, o que sobrou da Igreja Ortodoxa não perdeu os traços de submissão ao poder, herança da era soviética, consentindo e aceitando viver numa espécie de clausura monacal.

P. Vasco Pinto de Magalhães

Como é possível que, num mundo cheio de mortes por ideologias fanáticas que pretendem um mundo limpo de infiéis, sem dignidade nem lugar, estejamos nós a discutir como matar para eliminar o sofrimento

Manuel Villaverde Cabral

Todos sabemos que existe entre as elites portuguesas uma tendência soberanista que se confunde frequentemente com um apreço especial pela democracia inglesa e com a soberba que costuma acompanhá-la.

Helena Matos

Nada é mais urgente que ter a garantia de que António Costa vai continuar à frente do PS. Mesmo depois de deixar de ser primeiro-ministro? Sim, sobretudo depois de deixar de ser primeiro-ministro.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:

no Facebook no Twitter por e-mail

Leia as últimas

em observador.pt

Observador

©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa