TAILANDESES NÃO QUEREM VER O PRÍNCIPE “EXCÊNTRICO” NO PODER

20/10/2016 0 Por Carlos Joaquim


19 Outubro, 2016 por 
Rungroj Yongrit / EPA

-

O príncipe herdeiro é mais conhecido pelos escândalos da vida pessoal do que pelas suas competências para subir ao trono. Os tailandeses preferiam ver a irmã a ocupar o cargo, mas a lei do país não o permite.
Depois da morte do rei Bhumibol Adulyadej, que esteve durante sete décadas no poder e deixou a Tailândia num luto profundo, surge agora o desafio de encontrar o seu sucessor.
Na verdade, o país já tem um sucessor: chama-se Maha Vajiralongkorn, tem 64 anos e é o herdeiro que deve suceder àquele que foi o monarca que esteve mais tempo a liderar uma nação.
O problema é que o príncipe não é muito bem aceite, ao contrário do que acontecia com o seu pai, venerado pela população tailandesa que ainda chora a morte do rei.
Segundo o jornal The Guardian, a aversão pelo herdeiro surge muito por causa dos escândalos e excentricidades que marcam a sua vida pessoal.
Maha nasceu para um dia ser rei e foi educado para isso mesmo. Teve formação militar na Austrália, possui várias patentes militares e tem licença de piloto.
No entanto, a visível indiferença pela monarquia e a fama de “playboy” e “excêntrico” dos últimos anos dificultam a crença de que poderá vir a ser um bom rei.
Divorciado três vezes, com vários filhos a viver no exilo por lhes ter retirado os títulos reais, o príncipe tem vários casos que dificultam a sua relação com o povo tailandês.
Em 2007, um vídeo divulgado online mostrava Maha num aniversário com a mulher, a princesa Srirasm, praticamente despida a dar bolo ao poodle de estimação.
Foo Foo é outro dos episódios que o país não esquece, já que o herdeiro decidiu tornar o cão major-general da Força Aérea. Morreu no ano passado, obrigando a quatro dias de rituais budistas.
Mais recentemente, o príncipe foi fotografado no aeroporto de Munique vestido com umas calças de ganga e um top curto que mostrava o corpo cheio de tatuagens temporárias.


Ver imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no Twitter

L’indécence de Maha Vajiralongkorn, 63 ans, prince héritier de Thaïlande, sur un aéroport allemand.
Durante estes anos, o príncipe sempre foi protegido pela lei tailandesa, que impede os media de falarem sobre a vida da família real, arriscando-se a duras penas de prisão.
No entanto, isso nunca impediu o povo tailandês de saber quem é realmente o novo herdeiro do trono, e é por isso que já se fala no nome da sua irmã, Maha Chakri Sirindhorn, para ocupar esse cargo.
A princesa, que é mais recatada e tem uma boa reputação, seria a melhor solução, mas a legislação tailandesa ainda não permite que suba ao poder.
Depois da morte do rei Bhumibol, o príncipe disse ainda não estar preparado para assumir o lugar e pediu mais tempo para fazer o luto pelo pai.
FM, ZAP