Para assistir a 10 de outubro, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica. Psicoterapia e intervenção clínica ao longo da vida em debate na Universidade Católica

Para assistir a 10 de outubro, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica. Psicoterapia e intervenção clínica ao longo da vida em debate na Universidade Católica

03/10/2025 0 Por Carlos Joaquim
Refletir sobre os desafios da prática clínica em diferentes etapas da vida, promovendo a partilha de conhecimento entre investigadores, profissionais e estudantes de Psicologia. É este um dos objetivos das Primeiras Jornadas da Clínica Universitária de Psicologia (CUP) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa que se realizam a 10 de outubro de 2025, no Auditório Carvalho Guerra, no Porto. A conferência de encerramento será proferida por Halley Pontes (University of London), especialista em dependências comportamentais, que apresentará “O transtorno de jogo e as suas considerações psicológicas”.
“Com 18 anos de atividade, a Clínica Universitária de Psicologia tem assumido um papel central na prestação de serviços de psicologia à comunidade e na formação de futuros profissionais,” refere Lurdes Veríssimo, coordenadora desta Clínica e docente da Faculdade de Educação e Psicologia. O programa reúne psicólogos da CUP, investigadores e profissionais de referência que irão abordar temas atuais e de grande impacto social – desde a investigação em psicoterapia à especificidade da intervenção com diferentes públicos-alvo ao longo das várias etapas do ciclo vital, considerando diferentes tarefas desenvolvimentais e problemáticas que interferem com o bem-estar psicológico.
Ao longo do dia, três painéis vão abordar a intervenção psicológica em diferentes fases da vida: Infância e Adolescência: infertilidade e procriação medicamente assistida (Maria Raúl Lobo Xavier, da Faculdade de Educação e Psicologia); aliança terapêutica com crianças e jovens (Alexandra Carneiro, da Faculdade de Educação e Psicologia); Adultez: intervenção breve nos comportamentos autolesivos (Bárbara César Machado); articulação entre Psicologia e Justiça (Catarina Ribeiro); Idosos: intervenção clínica com pessoas mais velhas (António Fonseca). Os trabalhos começam com a conferência inaugural, “O que sabemos sobre psicoterapia e para que serve a investigação?”, apresentada por Miguel Gonçalves (Universidade do Minho), sob moderação de Pedro Dias (FEP-UCP).
“As Primeiras Jornadas da Clínica Universitária de Psicologia são uma oportunidade para refletir sobre a prática clínica em diferentes etapas da vida e para reforçar a ligação entre investigação, ensino e intervenção, ao mesmo tempo que permitem assinalar os 18 anos da Clínica e os 20 anos da licenciatura em Psicologia, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido e criando um espaço de encontro entre profissionais, investigadores e estudantes,” salienta Raquel Matos, diretora da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. “Queremos, assim, sublinhar o papel central da Psicologia no bem-estar individual e na construção de comunidades mais saudáveis,” conclui.
As jornadas contam também com momentos de debate, espaços de networking e pausas para contacto entre participantes, reforçando a ligação entre prática clínica, investigação e ensino.
Para mais informações:
*RAQUEL BELO
Communication Consultant