Torres Vedras | Raízes” fez brilhar os hortícolas do Oeste com programa diversificado

Torres Vedras | Raízes” fez brilhar os hortícolas do Oeste com programa diversificado

03/10/2025 0 Por Carlos Joaquim
Nos dias 26 e 27 de setembro realizou-se a segunda edição do Raízes – Fórum de Inovação de Gastronomia de Base vegetal, na Praça Machado dos Santos, em Torres Vedras. Conhecido como a Praça da Batata, o recinto acolheu várias atividades, que incluíram a exposição e prova de produtos hortícolas do Oeste.
Do programa fizeram parte também uma prova de cocktails com hortícolas, dinamizada pelo República Wine Bar e ao som do dj Gonçalo Livramento; e a visita à Agrofloresta da Escola Básica de Ventosa, um projeto de educação ambiental, apresentado por Sónia Dias do Ecoprojeto Fontainhas. A dinamização do workshop “Pequenos espaços, grandes colheitas” coube à Agriloja, que demonstrou como fazer uma horta em casa.
Na Biblioteca Municipal de Torres Vedras foi realizada a apresentação do livro As Tipologias dos Moinhos em Torres Vedras, por Jorge Martins; a hora do conto A Joaninha salva as Abelhas, dinamizada pela Biblioteca Municipal; e o teatro infantil A vida secreta dos polinizadores, pela companhia de teatro Muzumbos. Os mais pequenos puderam, durante todo o evento, participar na atividade “Mãos nos Hortícolas”, descascando frutas e hortícolas com utensílios adequados, para depois serem consumidos. A atividade coube à Kidchen, também responsável por dinamizar a atividade “Histórias com sabor”, em que cada ingrediente fez parte do enredo de uma história.
Os showcookings gastronómicos com hortícolas do Oeste trouxeram a Torres Vedras nomes como Rui Marques, d’A Pitada do Pai; Iris Maria, chef de cozinha macrobiótica; e Fábio Bernardino, o chef residente no programa “A Nossa Tarde”, da RTP, que ensinou a fazer receitas para partilhar. A cargo do chef Rogério Miranda ficou o showcooking “Da horta ao mar”, em que as estrelas foram também os hortícolas.
Num workshop, Cuca Bianchi, finalista “Masterchef” 2024, ensinou a transformar vegetais locais em snacks criativos, saudáveis e cheios de sabor, ideais para servir em eventos ou como entradas.
A primeira tertúlia juntou César Rodrigues, da Cropseeds, e Mariana Mota, professora auxiliar do Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa, numa conversa sobre a importância da recuperação de variedades de hortícolas. A segunda tertúlia, subordinada ao tema “O meu filho não gosta de hortícolas, e agora?” contou com Nádia Fernandes, da empresa Simples & Frescas, e Rita Teixeira, nutricionista e autora da página @ritateixeira_nutricionista. Ambas deram dicas para a alimentação dos mais novos e de toda a família.
A apresentação pela chef Sílvia Baptista, do Doce Lourinhã, sobre a abóbora e como aproveitar este produto das sementes à casca, terminou com a prova da conhecida Tarte Dona Isabel. Esta atividade, assim como outras programadas para o dia 27, decorreram no Torres Vedras LabCenter, dadas as condições meteorológicas que se verificaram nesse dia.
Do mesmo modo, o concerto de Diogo Clemente realizou-se dentro da Igreja de Santiago e não na Praça, como inicialmente previsto. A alteração fez do concerto um momento intimista apreciado pelo artista, que foi partilhando com o público as suas experiências durante a composição das suas músicas. O concerto de emmy Curl deu a conhecer o seu álbum Pastoral, vencedor do Prémio José Afonso 2025, num ambiente que convidou a dançar.
Ambos os concertos de sexta-feira e sábado foram seguidos pela oferta de uma sopa, cozinhada pelas cozinhas escolares municipais.
O Raízes é um evento previsto no Plano da Marca Torres Vedras e cuja finalidade é valorizar e promover os hortícolas produzidos no Concelho, como parte da identidade de Torres Vedras.