Bolsonaro culpa governadores e prefeitos pelo aumento de mortes no Brasil

Bolsonaro culpa governadores e prefeitos pelo aumento de mortes no Brasil

29/04/2020 0 Por Carlos Joaquim
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, remeteu hoje a responsabilidade pelo aumento do número de casos e mortes causados pela covid-19 para os governadores e autarcas que decretaram medidas de isolamento social.
“Essa fatura deve ser enviada aos governadores. Pergunte ao senhor João Doria [governador do estado de São Paulo], ao senhor [Bruno] Covas [prefeito de câmara da cidade de São Paulo] porque eles adotaram medidas restritivas e as pessoas continuam a morrer”, disse Bolsonaro na porta do Palácio da Alvorada, sua residência oficial em Brasília.
“A minha opinião não vale, o que vale são os decretos de governadores e prefeitos. Não adianta a imprensa [meios de comunicação] colocar na minha conta essas questões, não adianta ‘botar’ a culpa em mim”, acrescentou.
O chefe de Estado brasileiro estava acompanhado de vários deputados (membros da câmara baixa do Congresso) que são seus aliados e também subscreveram as críticas feitas aos governos regionais.
Questionado pelos jornalistas sobre qual é, então, a sua responsabilidade na crise provocada pela pandemia, o chefe de Estado brasileiro aparentou nervosismo e declarou: “A pergunta é tão idiota que não vou lhe responder”.
Após os ataques feitos por Bolsonaro, o governador de São Paulo, João Doria, fez convidou o Presidente a “sair da bolha” para visitar hospitais em colapso e ver “pessoas moribundas”.
“Pare Presidente com essa política de perversidade, pare de dificultar para quem está lutando para salvar vidas, pare de fazer política no meio de um país que lamenta mortes”, disse Doria.